Vacina contra covid-19: tecnologia IPM é integrada ao Ministério da Saúde

Vacina contra covid-19: Prefeituras com tecnologia IPM estão integradas ao Ministério da Saúde

Saúde
09 mar 2021

O Ministério da Saúde (MS) tem implementado diversas ações para planejar e executar respostas rápidas e adequadas para o enfrentamento do novo coronavírus. Uma delas foi instituir a obrigatoriedade do registro dos dados sobre a aplicação da vacina contra covid-19 nos sistemas de informação do MS.

Em atendimento a essa exigência, a IPM Sistemas adicionou essa funcionalidade em seus sistemas. Assim, desde o início de março, as Prefeituras que contam com software IPM passam a enviar os dados da vacina contra covid-19 em tempo real diretamente para o Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI) através da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS).

Conforme o coordenador de Desenvolvimento da IPM Sistemas, Cássio Andersen, antes desta integração, os servidores municipais precisavam digitar os dados no sistema da Prefeitura e depois digitar novamente no sistema do MS. “Agora essa digitação é feita uma única vez, na Prefeitura, ficando automaticamente disponível para o Ministério da Saúde”, explica.

 

Prontuário Eletrônico garante dados em plataforma única

Uma grande vantagem das Prefeituras que usam o software de gestão pública da IPM é o Prontuário Eletrônico. Com essa ferramenta, todos os registros médicos ficam gravados em uma mesma plataforma. Inclusive os dados da vacina contra covid-19. Por isso, podem ser consultados em qualquer posto de saúde ou UPA e a qualquer momento, sem o risco de duplicidade de informações.

“Com o registro da vacina incluído no Prontuário Eletrônico do paciente, o operador do sistema, seja médico ou enfermeiro, não precisa acessar outros programas para saber se o paciente está imunizado ou não”, explica Cássio. 

Em termos de gestão, contar com uma plataforma única e 100% em nuvem significa ganho de eficiência. “Com poucos cliques, o gestor tem acesso à cobertura vacinal em seu município, emite relatórios da aplicação de vacina, verifica qual é o grupo de risco que está  sendo vacinado naquele momento. Tudo isso em tempo real e com uma base de dados fiel”, destaca Cássio.

Além disso, outro ponto importante a ser destacado diz respeito às informações pessoais dos pacientes. O sistema da IPM atende a todas as normas da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

 

Tecnologia permite transparência no combate ao coronavírus

A tecnologia tem sido uma importante aliada no processo de transparência também em relação à compra de remédios e equipamentos para o enfrentamento do coronavírus. Além disso, as Prefeituras que utilizam a tecnologia desenvolvida pela IPM Sistemas têm esses gastos atualizados, em tempo real e de modo automatizado, diretamente no Portal da Transparência.

Da mesma forma, com o Atende.Net, as informações sobre aquisição de materiais, licitações, empenhamento de recursos, nomes de fornecedores e o total de recursos empregados são compilados em uma única plataforma.

Surgida em 1996, em Rio do Sul (SC), a IPM Sistemas é especializada em criar soluções de computação em nuvem para gestão no poder público. Na cidade do Alto Vale atualmente funciona o Centro Tecnológico, sendo que a sede administrativa fica em Florianópolis. Atualmente a IPM Sistemas atende clientes em cinco estados: Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e São Paulo.

 

Confira a experiência com o prontuário eletrônico em Cascavel 

LEIA TAMBÉM:

> Prontuário eletrônico agiliza atendimento e reduz uso de papel em Cascavel (PR)

> Sistemas de gestão pública 100% em nuvem facilitam licitações eletrônica

> Municípios com tecnologia IPM são destaque no Brasil no índice de governança municipal

Voltar Voltar para notícias
Compartilhe essa notícia
Compartilhe no Twitter Compartilhe no Facebook Compartilhe no Linkedin
Retornar ao topo da página