Três Barras inicia implantação do sistema em nuvem na gestão pública do município.

O município de Três Barras, no Planalto Norte catarinense, iniciou o ano de 2015 com a implantação de software em nuvem (cloud computing), com o sistema de administração pública totalmente hospedado na internet. A tecnologia adotada efetiva o contrato firmado em 2014 entre o município e a IPM, empresa catarinense referência em sistemas de gestão pública em cloud computing e vencedora da licitação. As mudanças estão na fase de implantação.

Com o novo sistema, a prefeitura reduzirá despesas ao dispensar a aquisição e manutenção de novos servidores físicos para o armazenamento de dados. O software Atende.Net Web, desenvolvido pela IPM, promoverá a integração de todos os setores da prefeitura em uma só base de dados, facilitando a emissão de relatórios o controle da administração. O sistema também irá alimentar o Portal da Transparência, exigido por lei, e permitirá a criação de canais de autoatendimento online para o cidadão, que não precisará se deslocar à prefeitura para solicitar alguns tipos de serviços.

Para o secretário de Administração e Planejamento de Três Barras, Sidilon Pazda, a substituição do sistema com armazenamento de dados em servidores físicos (desktop) para a tecnologia em nuvem representa um avanço nos processos de gestão. “Precisávamos de uma alternativa para modernizar e agilizar a ação do poder público. O sistema em nuvem irá nos permitir mais mobilidade, com o acesso ao sistema feito de qualquer lugar”, ressalta Pazda.

Segundo o secretário, a segurança dos dados públicos foi outro ponto analisado para a troca de software: “Podemos contar com o armazenamento das informações em um sistema seguro, de uma empresa idônea e especializada.”

Os dados armazenados pelo sistema Atende.Net Web são hospedados em um datacenter da IPM, localizado em Curitiba (PR), com vários dispositivos para garantir a segurança das informações. Além da mobilidade e economia, outra vantagem do sistema é o cadastro único. As informações são inseridas apenas uma vez, evitando duplicidade e retrabalho das equipes.

:: Vantagens do sistema cloud computing para o setor público

- Redução de custos: com os dados hospedados na internet, não é necessária a aquisição e manutenção de infraestrutura e servidores físicos.

- Mobilidade: na nuvem, o programa pode ser acessado em smartphones, tablets e outros dispositivos móveis com acesso à internet, a qualquer hora e lugar.

- Segurança: sistemas com base cloud computing possuem medidas de segurança contra roubo de informações e vírus superiores às ferramentas adotadas em servidores físicos, além de boas práticas de administração, que inclui firewall, robô de backup e outros.

- Performance: programas web processam em menos tempo que os desktop. As informações em nuvem possibilitam maior rapidez de resposta às operações.

- Usabilidade: na maioria das vezes, os sistemas em cloud computing são mais intuitivos e de fácil operação, justamente por estarem em interface web.

- Alta disponibilidade: os avanços tecnológicos na nuvem têm disponibilizado sistemas que dificilmente irão parar de funcionar por algum momento, por problemas na web. Na IPM, por exemplo, a utilização do padrão TIER 2 reflete numa disponibilidade de 99,67% do sistema no ar.

Mais informações sobre o Atende.Net podem ser obtidas no site www.ipm.com.br.

Compartilhe
FacebookTwitterEmail

Newsletter IPM

Cadastre-se e receba novidades sobre nossos sistemas.

© 2020 IPM Sistemas de Gestão Pública. Todos os direitos reservados.