Solução da IPM permite controle em tempo real de fluxo de trabalho - IPM

Solução da IPM permite controle em tempo real de fluxo de trabalho

Administração Geral
25 abr 2016

Prefeituras podem customizar processos e acompanhar visualmente todas as etapas.

Referência na gestão pública municipal, a solução em cloud computing Atende.Net, desenvolvida pela IPM Sistemas, oferece às prefeituras uma funcionalidade que possibilita a modelagem de processos e o controle efetivo de cada etapa. Com a ferramenta Workflow é possível levantar, documentar e otimizar os processos executados – com foco na racionalização do uso dos recursos –, diminuindo burocracia e custo na execução dos serviços. Fluxogramas auxiliam no acompanhamento visual dos procedimentos, passos executados e detalhamento das fases pendentes. O recurso possibilita ainda a customização dos processos, definindo as atividades e sua ordem de realização.

Com as informações centralizadas em um banco de dados e a integração de diferentes áreas da prefeitura por meio do software único, a ferramenta organiza todas as etapas dos procedimentos, o que reflete na melhora da qualidade da gestão. Assim, até mesmo os processos mais complexos podem ser visualizados e executados de forma ágil. Da mesma maneira, o cidadão, que em muitas vezes realiza pedidos por meio do Portal de Serviços, poderá acompanhar pelo Workflow o andamento de sua solicitação.

O professor e coordenador da área de Tecnologia e Pesquisa, Cleber Nardelli, explica que é possível customizar os fluxos. A partir dessa customização, podem ser realizados trâmites e deferimentos, envio de e-mail ao requerente (com informações sobre andamento do processo), invocação de sub-fluxos a partir de um fluxo principal, vínculo de ações do sistema Atende.Net e disponibilização para acesso e uso a partir do Workflow, tomada de decisão e realização de perguntas ao usuário para condução das atividades, entre outras funcionalidades.

No segmento de contas públicas, por exemplo, com o auxílio da ferramenta Workflow é possível esquematizar um check-list para cada etapa dos processos licitatórios nas prefeituras. “Na prática, o processo só vai pra frente quando as etapas são vencidas, como a homologação dos fornecedores, a captação na requisição de compras, a emissão do edital, publicações, pareceres jurídicos e contábeis, entre outras. Cada modalidade de licitação (carta-convite, pregão, tomada de preço, registro de preço) tem uma tela específica de workflow”, destaca ‎Nardelli.

Outro exemplo pode ser observado na área de obras. A ferramenta permite o acompanhamento de cada etapa da execução de uma obra pelo sistema de gestão, a partir do Workflow, otimizando o trabalho e obedecendo com rigor o cumprimento das atividades em cada fase do projeto. “A partir da base de dados em cada pasta, índices de produtividade, por exemplo, são gerados para conferência do gestor”, ressalta.

Sobre o Atende.Net

Cerca de 120 prefeituras, câmaras de vereadores, autarquias e fundações municipais já migraram seus programas de gestão pública para a plataforma em nuvem Atende.Net. Totalmente acessível pela internet, com dados armazenados em um único ambiente virtual, o sistema proporciona economia de recursos, agilidade nos procedimentos administrativos e transparência no relacionamento com o cidadão. Pioneira na plataforma cloud computing para a gestão pública municipal no Brasil, a IPM Sistemas tem auxiliado seus clientes na modernização de processos administrativos com a disponibilização do sistema completo ou módulos flexíveis nas áreas de Arrecadação, Gestão Contábil, Procuradoria, Administração, Alta Gestão e Portal da Transparência. Vários municípios clientes da IPM Sistemas já aderiram ao novo modelo de gestão pública integrada à plataforma digital e registram bons resultados. Palhoça, Brusque e Rio do Sul, em Santa Catarina, Cascavel, Colombo e Paranaguá, no Paraná, e Gravataí, Santa Rosa e Cruz Alta, no Rio Grande do Sul são alguns deles.

 

Voltar Voltar para notícias
Compartilhe essa notícia
Compartilhe no Twitter Compartilhe no Facebook Compartilhe no Linkedin
Retornar ao topo da página