Sistema IPM auxilia no aumento da arrecadação no Vale do Itajaí - IPM

Sistema IPM auxilia no aumento da arrecadação no Vale do Itajaí

Arrecadação
12 set 2016

Total de impostos recolhidos em Presidente Nereu teve um aumento de 424%.

A tecnologia fez a cidade catarinense de Presidente Nereu, na região do Vale do Itajaí, aumentar a arrecadação em 424%. O valor dos tributos saltou dos R$ 63,9 mil em 2008, quando não havia integração entre os sistemas administrativos e tributários da prefeitura, para mais de R$ 272,9 mil em 2015. Num ano de queda na receita de várias cidades, os resultados expressivos foram obtidos por meio de facilidades que vieram a partir da adoção de sistemas como o Atende.Net e o IPM Fiscal. Eles deram aos gestores municipais a possibilidade de melhorar a integração entre os setores administrativos e financeiros do município, priorizar a eficiência e agilizar o atendimento à população.

As soluções usadas pela Prefeitura foram desenvolvidas pela IPM Sistemas, empresa catarinense especializada no desenvolvimento de soluções voltadas à gestão pública. Oferecidas em módulos, elas permitem automatizar rotinas, integrar bancos de dados e aumentar a segurança das informações. Como tudo é armazenado em meio digital, o risco de dados serem perdidos ou estarem incorretos é menor, e isso ajuda à prefeitura a manter o bom controle por meio de sistemas gerenciais eficientes.

No caso de Presidente Nereu, os técnicos da Secretaria de Finanças puderam aplicar de forma mais rigorosa a legislação tributária do município. A integração entre os bancos de dados facilitou a cobrança correta, nas esferas administrativa e judicial, do executivo fiscal da cidade. O gerente de informática responsável pelo setor de tributos, Jean Tillmann, destaca que o trabalho desenvolvido pelos técnicos e oferecidos pelas soluções digitais já foi reconhecido pelo Tribunal de Contas de Santa Catarina nas prestações de contas. “Fomos classificados como muito eficientes na cobrança da dívida ativa ao longo dos últimos anos”, diz. Segundo ele, as áreas que mais arrecadaram desde a implantação do sistema foram as Receitas Diversas, o Imposto Sobre Serviços (ISS) retido, o ITBI rural, IPTU e débitos dos cidadãos inscritos na dívida ativa municipal.

Além do IPM Fiscal, a cidade utiliza os módulos Contabilidade, Folha de Pagamento, Compras e Licitações, Planejamento, Tesouraria, Frotas, IPTU, ISS, Receitas Diversas, Fiscalização, Dívida Ativa, Arrecadação e Controle Interno, desenvolvidos pela IPM Sistemas para funcionarem integrados ao Atende.Net.

 

Imagem: CCo/Pixabay

Voltar Voltar para notícias
Compartilhe essa notícia
Compartilhe no Twitter Compartilhe no Facebook Compartilhe no Linkedin
Retornar ao topo da página