Sistema da IPM melhora controle sanitário em Cascavel - IPM

Sistema da IPM melhora controle sanitário em Cascavel

Vigilância
28 jul 2016

IPM Vigilância agiliza a emissão de alvarás e proporciona transparência para cidadão.

O município de Cascavel, no Oeste do Paraná, agilizou as rotinas da Vigilância Sanitária com a implantação do IPM Vigilância. O sistema é totalmente baseado em cloud computing, ou seja, as informações ficam armazenadas na nuvem e estão disponíveis a qualquer hora, em qualquer dia, e permite controlar de forma mais eficiente os procedimentos do órgão. Por meio da plataforma, os gestores municipais podem cadastrar todas as empresas que precisam de autorização sanitária para o funcionamento, os veículos que elas possuem, o histórico de ocorrências, e usar outras funcionalidades. A cidade tem mais de 31 mil empresas em funcionamento e 98% delas precisam da autorização e acompanhamento sanitário para operar.

Com as facilidades oferecidas pela tecnologia, os cidadãos, empresários e o governo ganham tempo, já que a renovação do alvará sanitário é mais rápida. No caso das empresas que não sofreram nenhuma punição nem tiveram denúncias, alterações societárias ou quaisquer problemas ao longo do ano, o órgão de controle pode disponibilizar o documento on-line para ser impresso pelo próprio responsável do estabelecimento. Sem o sistema, a licença só era liberada após várias idas à prefeitura, precisando ser retirada pessoalmente.

Além da renovação em lote dos alvarás sanitários, os fiscais não precisam mais ir até os locais munidos de uma pasta cheia de documentos para as vistorias. O módulo instalado há duas semanas na cidade tem integração com tablets e smartphones, permitindo o uso até mesmo em localidades mais afastadas e sem acesso à internet. Antes de sair, basta o fiscal carregar os dados no dispositivo móvel, atualizá-los conforme um checklist e, depois, sincronizá-los novamente quando tiver acesso a uma conexão Wi-Fi, 3G ou 4G. “O sistema permite criar até roteiros de inspeção, que incluem perguntas pré-definidas e facilitam a checagem no local, minimizando falhas por desconhecimento ou esquecimento”, diz o consultor de implantação da IPM, Cássio Andersen. Aliado a uma impressora móvel, tudo é feito na hora, com a entrega dos documentos necessários no próprio estabelecimento.

Para o cidadão, a solução dá transparência, pois permite a ele saber todo o histórico da empresa – se ela cumpre com suas obrigações sanitárias, se já foi denunciada por alguma irregularidade e até se está funcionando indevidamente. Um QR Code impresso na própria licença sanitária permite que qualquer smartphone consulte a base de dados e mostre ao usuário o histórico do estabelecimento. Eventuais denúncias também podem ser feitas via internet.

O IPM Vigilância já está em funcionamento nas cidades paranaenses de Mamborê e Santa Helena. Em Santa Catarina, a solução, que é integrada a outros sistemas da IPM, funciona em Pomerode, no Vale do Itajaí. Nos próximos dias, estará disponível nas prefeituras gaúchas de São Leopoldo e Gravataí.

Voltar Voltar para notícias
Compartilhe essa notícia
Compartilhe no Twitter Compartilhe no Facebook Compartilhe no Linkedin
Retornar ao topo da página