Sistema da IPM avança e facilita arrecadação de ISS na construção civil - IPM

Sistema da IPM avança e facilita arrecadação de ISS na construção civil

Arrecadação
27 jan 2016

Atualização na emissão de nota fiscal eletrônica auxilia no maior controle sobre obras.

A IPM Sistemas agregou aos seu software de arrecadação tecnologia para assegurar a cobrança do ISSQN de obras de construção civil. A nova atualização está ligada ao aprimoramento da emissão de nota fiscal de serviços eletrônica (NFS-e) da IPM, controle sobre obras particulares e processos de concessão de habite-ses.

A arrecadação do ISS na construção civil muitas vezes esbarra na falta de regularização de obras clandestinas ou na falta de informações sobre as obras legais. Com as mudanças na emissão da NFS-e, a empreiteira terá que informar o local da obra e a matrícula de construção civil – Cadastro Específico do INSS (CEI), facilitando a identificação de obras clandestinas e na fiscalização por parte da prefeitura para a arrecadação do ISS.

O ISS é um imposto de grande importância para as prefeituras, já que a arrecadação é 100% destinada aos municípios. O imposto tem alíquota variável entre 2% e 5% sobre o valor do serviço, dependendo do tipo de serviço realizado conforme a lista anexa à Lei Complementar nº 116/03.

Mesmo sendo de vital importância para o sustento dos municípios brasileiros, muitas vezes a arrecadação do ISS de diversos setores esbarra em problemas como falta de informações dos serviços realizados, especialmente no aspecto espacial e material. “Por isso, as prefeituras vêm encontrando na IPM uma importante aliada, que desenvolve sistemas modernos para facilitar a obtenção de informações fornecidas pelos prestadores de serviços para que a cobrança deste imposto ocorra devidamente”, destaca Aldo Mees, diretor-presidente da IPM.

Voltar Voltar para notícias
Compartilhe essa notícia
Compartilhe no Twitter Compartilhe no Facebook Compartilhe no Linkedin
Retornar ao topo da página