São Leopoldo digitaliza controle sanitário com solução da IPM - IPM

São Leopoldo digitaliza controle sanitário com solução da IPM

Vigilância
02 set 2016

Com tecnologia, cidade deixa de fazer a gestão de alvarás e processos de forma manual.

As empresas e os cidadãos de São Leopoldo, município da região metropolitana de Porto Alegre (RS), passam a ter mais agilidade e eficiência a partir da instalação de um sistema para a gestão da Vigilância Sanitária. O IPM Vigilância vai permitir a tramitação dos processos públicos de emissão de alvarás e licenças de transportes, agilizando o trabalho de fiscalização das empresas que precisam da autorização do órgão para operar na cidade.

Desenvolvido pela IPM Sistemas, empresa catarinense especialista em soluções para a gestão pública, a plataforma é baseada na computação em nuvem. A tendência no mercado de TI permite manter todas as informações armazenadas em datacenters, com confiabilidade, segurança e disponibilidade a qualquer momento e de qualquer lugar. Entre elas, estão os dados das entidades, que antes eram escritos em fichas de papel. Com o armazenamento físico, o risco de perder os documentos era maior.

“A solução que oferecemos elimina a possibilidade de que informações sejam esquecidas ou perdidas pelos servidores quando usam papel. Eles podem compilá-las e emitir relatórios a partir de um ramo de atividade, por exemplo, facilitando a consulta e aumentando a precisão da informação”, diz o técnico de implantação da IPM, Heriberto Brandt. Segundo ele, alguns servidores relataram dificuldades no resgate de dados pela não existência de uma plataforma unificada. Antes os padrões eram feitos em documentos de texto simples armazenados no computador, sem integração.

Na primeira semana de funcionamento do IPM Vigilância, 50 processos de consulta, parecer e emissão de alvarás passaram pelo sistema. A expectativa da diretora Vigilâncias em Saúde de São Leopoldo, Marivone Perini, é que nos próximos dias o fluxo ultrapasse os mil procedimentos. “Nossos processos anteriores eram mais lentos, e o aumento da movimentação vai melhorar o andamento do trabalho na vigilância. As notificações não vão levar dias, chegarão na hora”, disse.

Além desse sistema, a cidade recebeu o IPM Saúde. Ele permite gerenciar o atendimento médico municipal, integrando os dados dos cidadãos e permitindo a criação de estratégias para lidar com as demandas da saúde de forma mais assertiva.

 

Imagem: CCo/Pixabay

Voltar Voltar para notícias
Compartilhe essa notícia
Compartilhe no Twitter Compartilhe no Facebook Compartilhe no Linkedin
Retornar ao topo da página