Programa Jovem Aprendiz busca dar oportunidade do primeiro emprego - IPM

Programa Jovem Aprendiz busca dar oportunidade do primeiro emprego

Carreira
23 fev 2017

IPM tem três vagas abertas para jovens entre 14 e 24 anos.

Ingressar no mercado de trabalho consiste em um grande desafio para os jovens. Isso porque o momento é de muitas dúvidas e pouca experiência. Conhecer como funciona a rotina de uma empresa e quais as áreas se tem mais afinidade pode ser uma etapa essencial para que se decida qual carreira seguir.

Um programa que pode auxiliar neste processo é o Jovem Aprendiz, oferecido pela IPM Sistemas. Neste ano, são três vagas destinadas para jovens entre 14 e 24 anos, devidamente matriculados no ensino médio, técnico ou superior. Sem necessidade de possuir experiências anteriores, a empresa busca dar chance aos jovens que têm a expectativa de conquistar seu primeiro emprego.

De acordo com a psicóloga da IPM, responsável pelo processo de recrutamento e seleção dos jovens, Fernanda Prates Morett, o programa é composto por duas etapas: a candidatura na empresa, que corresponde ao envio do currículo e participação no processo seletivo; e a entrega da documentação necessária na empresa e na instituição parceira no projeto.

O programa Jovem Aprendiz oferece – além da chance do primeiro emprego e vivência nas diferentes áreas da empresa – um curso promovido pelo Senac. “A oportunidade do curso é extremamente positiva, pois busca aliar a teoria e prática, considerando o dia a dia do jovem na empresa”, salienta Fernanda.

O desempenho no curso e na instituição de ensino que o jovem frequenta, além de seu comprometimento nas rotinas na empresa, são avaliados periodicamente. Conforme Fernanda, essa experiência pode contribuir para a decisão sobre a carreira. “Muitos deles já chegam com uma ideia preconcebida sobre determinadas áreas, devido às referências dos profissionais próximos a eles”, considera.

Caso o jovem demonstre interesse ou habilidade para determinada área, ele pode atuar de maneira focada. Mas Fernanda lembra que o objetivo do projeto é possibilitar uma vivência ampla, nos diferentes setores. “Com certeza, consiste em uma oportunidade para que o jovem decida por qual caminho seguir. Todos ganham com o projeto”, reflete.

Os selecionados realizarão o curso no Senac dois dias por semana e cumprirão uma carga horária de doze horas semanais na empresa, no período vespertino. As vagas são para atuar na sede administrativa da IPM Sistemas, localizada em Florianópolis, e os selecionados também contarão com uma bolsa-auxílio de R$560.

Voltar Voltar para notícias
Compartilhe essa notícia
Compartilhe no Twitter Compartilhe no Facebook Compartilhe no Linkedin
Retornar ao topo da página