Prefeitura mineira prevê economia de R$ 1 milhão por ano com sistema de gestão em nuvem

A economia a curto e longo prazo é um dos benefícios de contar com um sistema de gestão em nuvem para prefeituras. Com essa tecnologia não é mais necessário investir em centro de processamento de dados e licenciamento de softwares, por exemplo, além de outras vantagens como precisar de menos espaço físico para documentos e menos papel.


Foi pensando nisso que a Prefeitura Municipal de Bom Despacho, em Minas Gerais, implantou um software de gestão 100% em nuvem. Com o Atende.net, desenvolvido pela IPM Sistemas, a gestão pretende economizar R$ 1 milhão por ano.


Essa economia será obtida com a redução de investimentos em equipamentos, horas de trabalho de servidores, papel, energia elétrica, manutenção, eliminação de outros sistemas e transporte físico de processos”, calcula o prefeito Fernando Cabral.


Para ter uma ideia, o novo software substituirá o atual sistema de cadastro de imóveis, o sistema de nota fiscal eletrônico e o sistema de contabilidade. Apenas essas mudanças vão gerar uma economia aos cofres públicos de aproximadamente R$ 34 mil por mês, o que totaliza R$ 408 mil por ano.


Essa tecnologia de nova geração é usada em grandes empresas do mundo todo, em bancos e no judiciário, também pode contribuir com o aumento da arrecadação municipal e otimizar o serviço dos servidores públicos que hoje representam uma grande fatia do orçamento municipal”, comenta o diretor-presidente da IPM, Aldo Luiz Mees.


Prova disso é que, com o Atende.net, a prefeitura de Bom Despacho pretende reduzir de 20% a 40% dos servidores públicos em setores como contabilidade, tesouraria, cadastro imobiliário, ITBI e alvarás. Esse pessoal será remanejado para áreas mais estratégicas do município e poderá contribuir de forma mais eficiente na tomada de decisões.


Além da economia aos cofres públicos, um sistema de gestão pública em nuvem garante aos cidadãos mais facilidade e agilidade nos processos. Pelo celular é possível emitir documentos, fazer reclamações e requerimentos. Todo o trâmite é eletrônico, fazendo com que o poder público amplie a transparência e diminuindo a burocracia, já que os habitantes não precisam mais se deslocar à prefeitura e podem resolver as suas pendências de qualquer smartphone ou computador conectado à internet.


Com informações da Prefeitura Municipal de Bom Despacho.

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