Prefeitura de Vitor Meireles adota nuvem e digitaliza gestão - IPM

Prefeitura de Vitor Meireles adota nuvem e digitaliza gestão

Administração Geral
22 jun 2017

Serviços e informações administrativas podem ser monitoradas por servidores e cidadãos, de qualquer lugar, via celular ou computador e em tempo real.

A transparência e a agilidade proporcionadas pela tecnologia agora fazem parte da administração pública em Vitor Meireles. A cidade de pouco mais de cinco mil habitantes localizada no Vale do Itajaí, em Santa Catarina, migrou todos os sistemas da Prefeitura Municipal e da Câmara de Vereadores para a nuvem. Na prática, os dados da gestão foram transferidos de uma plataforma local, baseada numa estrutura física mantida pelo município, para um datacenter de alta segurança e confiabilidade, operado pela internet.

Com a migração, um ambiente de trabalho online está a disposição do povo meirelense. Os recursos disponibilizados pela IPM Sistemas incluem os módulos Gestão Contábil, Suprimentos, Gestão Tributária, Gestão de Recursos Humanos, Portal da Transparência e Portal do Cidadão. Por meio deste último, os moradores podem solicitar a emissão de guias de impostos municipais — como o IPTU, por exemplo — e outros serviços mais complexos, sem a necessidade de deslocamento até a sede administrativa da cidade, como a abertura de empresas.

A migração contemplou também a Câmara de Vereadores de Vitor Meireles, que ganhou os módulos de Gestão de Recursos Humanos, Gestão Contábil, Suprimentos e o Portal da Transparência. Dessa forma, todos os dados referentes ao legislativo ficam disponíveis para consulta a qualquer momento, pelo computador ou celular. Ou seja: além dos órgãos de controle, os próprios contribuintes passam a ser os fiscalizadores do que o erário arrecada e investe.

Para o coordenador de projetos de implantação da IPM, Adão Ferreira, além da vantagem técnica de ter acesso a uma plataforma moderna, atualizável e muito mais segura, quem mais sentirá a diferença serão os moradores. “O serviço público ganha em velocidade, eficiência e proximidade com a população. Não tem mais como a burocracia impedir que os processos andem, que as coisas aconteçam, por que a plataforma é otimizada para o bom flluxo de trabalho”, explica.

Os sistemas baseados na computação em nuvem foram implantados em Vitor Meireles no dia 9 de maio. Desde o dia 16, a solução já está operando plenamente.

Voltar Voltar para notícias
Compartilhe essa notícia
Compartilhe no Twitter Compartilhe no Facebook Compartilhe no Linkedin
Retornar ao topo da página