Prefeitura de Rio do Sul ganha notoriedade pela excelência nos serviços prestados aos cidadãos

A história da cidade de Rio do Sul começa pelo Rio Itajaí-Açu na região do Alto Vale do Itajaí em Santa Catarina.

Foi a partir das travessias entre cidades próximas que os primeiros habitantes chegaram até o local em que hoje vivem mais de 71 mil pessoas.

Localizada a 190 da capital Florianópolis, Rio do Sul foi considerada a terceira cidade mais desenvolvida do Estado e a 30ª no país, de acordo com o índice medido pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN).

O desenvolvimento é alto nos setores mais importantes de uma cidade: saúde, educação, emprego e renda, o que faz de Rio do Sul uma das 10 melhores cidades para viver na região Sul.

Nos últimos anos, a Prefeitura de Rio do Sul tem se destacado por oferecer aos cidadãos uma gestão moderna, que rompe com as características tradicionais de prefeitura burocrática.

Isso foi possível após implantar o sistema de gestão em nuvem da IPM Sistemas, que garante a segurança dos dados do município, além de agilizar todos os processos entre os setores da prefeitura.

 

Programa Rio do Sul sem papel


 

Este ano a prefeitura foi mais longe e determinou que qualquer protocolo aberto para a solicitação de serviços, deve ser aberto digitalmente, sem a necessidade de utilizar um arquivo físico.

Dessa forma, Rio do Sul consegue economizar em torno de R$ 250 mil ao ano por custos de materiais de escritório, papel e impressão.

E o valor que seria gasto com esses materiais pode ser utilizado em outros serviços de melhoria para o município.

O programa também garante economia aos cidadãos, pois abrindo protocolos digitalmente, através do Atende.Net, não há necessidade de custos com deslocamento até a prefeitura.

Tudo pode ser feito online, no conforto da casa de cada cidadão.

Sobre isso, em entrevista a assessoria de imprensa da prefeitura, o secretário de Administração e Fazenda, Alexandre Pereira destacou a importância da utilização dos meios digitais para otimizar processos:

Esperamos que este programa possa reduzir custos, melhorar a eficiência operacional do Poder Executivo Municipal e facilitar a vida do cidadão, que não precisará se deslocar aos órgãos que compõem a administração pública municipal para atendimento de suas demandas”, afirmou o secretário.

De acordo com a chefe da divisão de gestão documental da prefeitura, Leonice Witte, o tempo de resolução dos processos foi reduzido bruscamente.

Uma segunda via de alvará de localização de funcionamento que levava em torno de 3 a 4 dias para ser entregue através do processo digital do Programa Rio do Sul sem papel, foi entregue em 40 minutos” ressaltou a servidora.

Assista ao vídeo com trechos da entrevista publicada nas redes sociais do @pipocandonanet, no qual destacamos algumas falas da servidora Leonice Witte e da diretora técnica de administração da prefeitura de Rio do Sul Laiane Ossemer.



 

Autoatendimento: desburocratização de serviços


 

No Portal do Cidadão da cidade, é possível realizar solicitações em apenas alguns cliques pelo autoatendimento.

Além de solicitar, o cidadão pode acompanhar todo o processo e saber em quanto tempo vai ter acesso aos documentos solicitados.

Essa praticidade transformou a forma com que o cidadão interage com a prefeitura e não é a toa que o número de acessos ao sistema Atende.Net passou de 720 mil somente em 2019.

Mais de 369 serviços estão disponíveis no autoatendimento.

Entre eles estão a emissão de certidões, solicitações de licenças para alvarás de funcionamento, emissão de guias de IPTU e a visualização de extratos.

O processo de construção civil tem ganhado ainda mais destaque na cidade, pois os engenheiros e arquitetos não precisam mais esperar muito tempo para solicitar o alvará para início das obras.

O pedido pode ser feito online, utilizando a GED - Gestão Eletrônica de Documentos que possibilita o rápido envio de arquivos digitais para o sistema.

O que antes demorava meses, hoje pode ser solucionado em poucos dias.

O engenheiro Eduardo Aragão trabalha em Rio do Sul e em depoimento afirma que essa agilidade proporcionou a redução de custos em seu escritório e aumentou a economia da cidade como um todo.

Antes de o governo local implantar a ferramenta digital, a entrega da documentação exigida e o pagamento de taxas para a liberação de alvarás só podiam ser feitos pessoalmente. Hoje o trabalho pode ser feito online, de forma mais ágil. Desta forma, assim que a quarentena for encerrada, o setor da construção civil não terá que esperar ainda mais tempo para voltar a funcionar”, disse o engenheiro.

 

Facilidade no trabalho de servidores: maior arrecadação


 

O trâmite em papel dificulta e atrasa a resolução de processos, algo que não acontece quando tramitados digitalmente.

Com um sistema de gestão em nuvem na prefeitura, o cidadão é beneficiado principalmente porque todos os serviços dos servidores são facilitados.

A prefeitura consegue ter uma visão ampla de cada setor e com isso, aumentar a arrecadação de tributos, como IPTU, ISS e ITBI.

O IPTU Digital de Rio do Sul é um grande exemplo de eficiência no processo de arrecadação.

Segundo José Luiz do Nascimento, diretor-executivo da Secretaria de Fazenda da principal cidade na região do Alto Vale do Itajaí, quando o carnê de IPTU era impresso, os pagamentos eram prejudicados.

Todos os anos o município, em razão do cronograma apertado, precisava ter um carro e um servidor exclusivos para buscar a papelada na gráfica e entregá-lo na agência dos correios para evitar que o contribuinte recebesse a segunda parcela do IPTU vencida ou na iminência do vencimento. Hoje, quem faz o pagamento parcelado do carnê pode imprimir todas as suas parcelas de uma única vez, ou entrar no site todo mês para imprimir as demais”, ressalta o diretor-executivo.

Essa facilidade de realização de cobranças pelo município fez com que houvesse um aumento expressivo de 19% na receita própria em 2019, comparado ao ano de 2018.

 

Prefeitura na quarentena: continuidade na tramitação de processos


 

Para seguir as recomendações do Ministério da Saúde, o Governo de Santa Catarina e a Secretaria de Saúde de Rio do Sul, mantém a maioria dos seus servidores trabalhando em home office.

Com a utilização do sistema de gestão em nuvem da IPM, os serviços da prefeitura não foram interrompidos durante a quarentena, eles continuam tramitando digitalmente.

De acordo com o assessor de comunicação de Rio do Sul, Clóvis Eduardo Cuco, a tramitação de protocolos e as respostas urgentes que demandam atenção do servidor estão sendo dadas dentro de prazos normais.

Quanto a gestão das unidades de saúde, setores de extrema importância principalmente neste período, também têm se tido bons resultados graças ao sistema IPM Saúde que unifica informações dos cidadãos.

O sistema utilizado pela Secretaria de Saúde ajudou a organizar as agendas de atendimentos que precisaram ser remanejadas por conta da interrupção de consultas médicas de clínica geral e especializadas, além de cirurgias eletivas. Na medida em que houver flexibilização de fluxo de pessoas nas unidades de saúde, será fácil a retomada destas agendas e organização dos atendimentos”, declara o assessor.

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