Gestão Pública de Sucesso: Prefeitura de Panambi digitaliza seus serviços e se prepara para o futuro

A cidade de Panambi fica localizada a 375 km da capital Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

O município surgiu inicialmente como núcleo colonial, resultado das várias migrações de alemães, hoje tem se destacado por apresentar um constante crescimento em todos os setores.

Hoje, Panambi possui mais de 44 mil habitantes, e além das belas paisagens da cidade, eles podem usufruir dos serviços eficientes da Prefeitura Municipal.

O cidadão panambiense não precisa mais se deslocar até a prefeitura para solicitar serviços.

Ao contrário de muitas prefeituras que ainda usam um sistema de gestão desktop e que demoram muitos dias e até meses para solucionar processos, a Prefeitura de Panambi soluciona em alguns cliques.

 

 

Sistema de gestão 100% em nuvem


 

A Prefeitura de Panambi se diferencia de muitas outras pela determinação de acompanhar a modernidade e aderir as inovações tecnológicas, que facilitam nossas atividades diárias.

Imagens de pilhas de papéis nas mesas, busca de documentos em arquivo morto, levar arquivos de uma secretaria para outra em busca de assinaturas, a cada dia se torna passado.

Hoje com um sistema de gestão em nuvem, os processos podem ser resolvidos pela internet, através do Atende.Net, plataforma única que integra todos os setores da Prefeitura.

Áreas como suprimentos, licitações, recursos humanos, contabilidade, procuradoria, fiscal e todas os seus desmembramentos ficam disponíveis em uma tela.

O que facilita o trabalho do gestor, que através de indicadores que compilam os dados de todas as áreas, é possível ter uma visão ampla de toda a gestão, facilitando as tomadas de decisões administrativas.

Além disso, o gestor não precisa mais passar horas assinando pilhas e mais pilhas de papéis, pois a assinatura digital permite que ele assine pela internet, de onde ele estiver.

 

Continuidade dos serviços durante a quarentena


 

Por aderir as inovações tecnológicas, a Prefeitura já estava antecipando soluções para períodos de imprevisibilidade, como é o caso da quarentena.

Um sistema de gestão em nuvem garante o funcionamento dos serviços diante de quaisquer situações, pois não depende de estrutura física para funcionar.

A partir do gerenciamento eletrônico de documentos (GED), não existe a necessidade de arquivo morto, nem do armazenamento no disco rígido do computador, ocupando grande capacidade de memória da máquina.

Com os documentos digitalizados, é possível acessar o sistema 24 horas por dia, de qualquer lugar.

Por isso, durante a quarentena na Prefeitura de Panambi, os servidores das áreas que não são essenciais para atividades presenciais, puderam atuar em escalas de revezamento e muitos estão trabalhando de suas casas.

Aproximadamente 100 servidores da Prefeitura de Panambi estão trabalhando em regime de home office.

Entre eles estão funcionários das áreas administrativas, principalmente do setor de recursos humanos, e da Secretaria da Fazenda, incluindo a parte de tributação.

Tarefas como aquisição de materiais para a área de saúde (máscaras, luvas e medicamentos, entre outras), e até a organização da folha de pagamentos do funcionalismo são fundamentais para a gestão pública.

Por isso, os setores de compras, contabilidade e pagamento de fornecedores, gestão de pessoal, atendimentos nos postos e toda estrutura de Saúde do município não podem parar.

A tecnologia cloud computing da IPM Sistemas garante que as prefeituras possam atender os serviços normalmente de forma remota, um ponto essencial para os novos tempos.

 

Prefeitura Digital: Panambi controla gastos e aumenta receita do município


 

Os resultados positivos da implantação do sistema em nuvem não param de crescer.

Somente em 2019, o Portal do Cidadão contabilizou mais de 357 mil acessos.

Nos quais, as emissões de guias de IPTU somam mais de 32 mil acessos e mais de 18 mil em emissão de guias da Dívida Ativa.

Isso acarretou em um aumento de 17% na Receita Própria do município no ano de 2019 em comparação ao ano de 2018.

Esse aumento representa uma grande conquista para a prefeitura, que ao modernizar seus serviços conseguiu economizar em diversos setores e ainda aumentar os recursos para serem distribuídos em outras áreas necessárias.

 

Panambi aumenta a receita do município e oferece atendimento eficiente aos cidadãos


 

De acordo com o secretário municipal de administração, André Alves Batista, a determinação por isolamento social aumentou a demanda dos serviços da Prefeitura.

 
“Analisamos que muitos dos cidadãos que não usavam as ferramentas do portal de autoatendimento passaram a fazer por força do contexto atual. Entenderam a facilidade do uso e passarão a usar continuamente, sem a necessidade de ir pessoalmente até a prefeitura”, conta o secretário.

 

>>> Assista ao vídeo com o depoimento de André Batista, secretário de administração de Panambi.

 


 

O Portal do cidadão do município possui mais de 100 serviços disponíveis online, entre eles estão a emissão de guias de IPTU, certidões negativas, alvarás de licenciamento, funcionamento, fechamento e abertura de empresas.

Ainda existe o aplicativo para celular – App Atende.Net – que possibilita o mesmo acesso a serviços, informações e notícias.

 
“Em especial a parte tributária, com emissão de alvarás, guias de pagamento e outros documentos, por exemplo, continuaram funcionando normalmente, pois a população foi orientada a usar o portal de autoatendimento e o aplicativo Atende.net, criado pela IPM Sistemas”, afirma o secretário.

 

No entanto, Panambi já estava preparada para atender seus cidadãos de forma online, antes mesmo que essa opção fosse a única possível.

Desde 2015, a Prefeitura de Panambi utiliza o sistema de gestão em nuvem e todos os serviços vem melhorando gradativamente, com números de resultados bastante expressivos.

 
“Desde então o atendimento melhorou deforma significativa. As facilidades oferecidas pelo sistema são muitas, em especial na área fazendária, tornando muito mais ágil e prático o processo de consultas e serviços para emissão de documentos, alvarás, certidões, entre outros. Outra questão muito importante, que tem sido sempre alvo de elogios, é a facilidade de acesso e informações aos fornecedores”, ressalta.

Compartilhe
FacebookTwitterEmail

Newsletter IPM

Cadastre-se e receba novidades sobre nossos sistemas.

© 2020 IPM Sistemas de Gestão Pública. Todos os direitos reservados.