Prefeitura de Ituporanga espera dobrar arrecadação do ISS de bancos com nova ferramenta da IPM - IPM

Prefeitura de Ituporanga espera dobrar arrecadação do ISS de bancos com nova ferramenta da IPM

Arrecadação
20 jan 2016

Módulo ISS Bancos cruza informações fiscais e contábeis para a correta cobrança do imposto.

A prefeitura de Ituporanga, município localizado no Alto Vale do Itajaí, em Santa Catarina, é o primeiro cliente da IPM a adotar o novo módulo ISS Bancos, ferramenta de recolhimento, controle e análise de informações fiscais e contábeis do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) bancário. A nova tecnologia foi desenvolvida para padronizar, melhorar e analisar as inconsistências entre as informações fiscais fornecidas aos municípios e os balancetes bancários da contabilidade.

“Nossa expectativa é muito positiva com a nova tecnologia. Pretendemos dobrar a arrecadação de ISS das instituições financeiras de Ituporanga”, afirma Claudinei Eyng, secretário de finanças do município. O ISS é um imposto municipal com alíquota que varia em cada localidade e por cada tipo de serviço, variando entre 2% e 5% sobre o valor do serviço prestado, e representa importante fonte de renda para os municípios brasileiros.

O ISS Bancos foi desenvolvido para acompanhar o lançamento de novos serviços de bancários, cruzando as informações contábeis fornecidas ao Banco Central e as informações fiscais fornecidas ao município. “Sabíamos que havia subtítulos contábeis que não estavam entrando na base de cálculo do ISSQN, agora temos as ferramentas para buscar estes valores que pertencem por lei aos municípios”, observa Wesley Fragas, consultor de ISS da IPM.

As modificações na estrutura e nas obrigações acessórias que os bancos precisam cumprir foram desenvolvidas conforme modelo conceitual da Associação Brasileira das Secretarias de Finanças das Capitais (Abrasf) e pretende melhorar consideravelmente a arrecadação do ISS de instituições financeiras. “Como o ISS é um imposto que pode evoluir muito em várias áreas, nós melhoramos nossas soluções para buscar em todos os nossos clientes esta receita de direito do município”, finaliza Aldo Mees, diretor-presidente da IPM.

 

Voltar Voltar para notícias
Compartilhe essa notícia
Compartilhe no Twitter Compartilhe no Facebook Compartilhe no Linkedin
Retornar ao topo da página