Prefeitura de Candelária inova e controla digitalmente os serviços de saúde através de software de gestão em nuvem

O município de Candelária está localizado a 188 km da capital Porto Alegre, no Rio Grande do Sul e possui cerca de 33 mil habitantes.

Conhecida por manter as tradições germânicas de seus colonizadores, a cidade também é destaque por possuir um grande acervo de fósseis de dinossauros, descobertos na região.

No entanto, Candelária tem se destacado ainda mais por inovar nos serviços públicos oferecidos aos cidadãos.

Depois de migrar todo o sistema de gestão que antes era desktop, para a gestão em nuvem, o município conquistou resultados bastante positivos.

A secretaria da saúde, por exemplo, depois de modernizar o processo de gerenciamento das atividades usando um sistema de gestão em nuvem, passou a melhorar significativamente o atendimento aos cidadãos.

O uso de prontuários eletrônicos promoveu a organização de toda a equipe de servidores da saúde.

Além de permitir a transmissão de informações de forma agilizada e garantir o controle total da gestão sobre as atividades realizadas.

Desde que a Secretaria de Saúde passou a utilizar um software para gestão, os profissionais da área dispõem de mais de 44 milhões de procedimentos disponíveis na plataforma.

E além disso, com esse monitoramento através do software, os profissionais podem:


  • monitorar o estoque de vacinas,

  • organizar a distribuição de medicamentos,

  • disponibilizar agendamento de consultas,

  • acompanhar os pedidos de internações hospitalares,

  • controlar ações dos serviços de saúde.


De acordo com a Secretária de Saúde de Candelária, Grazieli Juliana Priebe, são 140 profissionais atuando nas unidades de saúde do município.

O Atende.Net Saúde da IPM nos garante um maior controle das ações e serviços de Saúde despendidos no município de Candelária”, destacou a secretária.

Assista ao vídeo com o depoimento da Secretária de Saúde, Grazili Juliana Priebe.


Migração do sistema desktop para sistema em nuvem: do papel ao digital


Os benefícios do sistema de gestão em nuvem não chegaram somente para a secretaria da saúde.

Todas as outras pastas do município identificaram as vantagens de sair do sistema desktop e migrar para nuvem.

Pois com o sistema desktop, a prefeitura era dividida por suas secretarias, sem nenhum tipo de integração entre elas.

Para transferir documentos, era necessário levar papéis de um lugar para outro, gastando um grande período de tempo para tramitar processos.

Hoje, a prefeitura de Candelária possui um sistema único, onde todos os setores conversam entre si e permitem a troca de informações em poucos cliques.

Além disso, com o antigo sistema, os servidores ficavam limitados a acessar os dados do sistema somente no local de trabalho.

Situação que já foi superada desde a implantação do sistema de gestão em nuvem da IPM.

A implantação do sistema foi feita em um tempo recorde, pois em menos de duas semanas, todos os dados da prefeitura já estavam disponíveis.

Logo depois da implantação, vieram os resultados.

A secretaria de Administração se tornou muito mais ágil e controlando os valores de receita do município digitalmente foi possível melhorar a cobrança de tributos que obteve aumentos significativos.

Somente no ano de 2019, a prefeitura de Candelária conseguiu arrecadar 11,5% a mais em pagamentos de IPTU, comparado ao ano de 2018.

Somando os pagamentos de IPTU aos outros tributos obrigatórios que todo cidadão precisa transferir ao município, Candelária aumentou em 17% o número da sua arrecadação em 2019, também comparado ao ano anterior.

Segundo o secretário de administração do município, Dionatan Tavares a utilização da plataforma Atende.Net foi uma revolução, pois permitiu que houvesse uma cobrança mais efetiva quanto ao funcionamento da gestão como um todo.

Desde o ano de 2018 quando implantamos o processo administrativo digital da IPM conseguimos aumentar o número de processos e o controle deles. Hoje não temos mais nenhuma perda de documentos. Sabemos em tempo real onde cada arquivo se encontra”, ressaltou o secretário.

Assista ao vídeo com depoimentos do secretário de administração e do coordenador de TI da Prefeitura de Candelária.



 

Cidadão sai ganhando: autoatendimento permite solicitação de serviços online


Em Candelária sair de casa para ir até a Prefeitura solicitar algum tipo de serviço já é dispensável.

Através do Protocolo Central, o cidadão pode fazer o encaminhamento pelo site do município, digitalizar os documentos necessários, enviar para a secretaria responsável e ainda acompanhar seu processo, tudo online.

De acordo com Tales Luiz Heinze, coordenador de TI de Candelária, são mais de 150 servidores na prefeitura utilizando o Atende.Net, o que garante um melhor atendimento a todos os cidadãos.

Através do processo digital, o cidadão pode solicitar documentos a prefeitura como alvarás, licenciamento ambiental, processos para engenharia, recursos humanos, procuradoria, além de outras solicitações diversas”, afirmou o coordenador.

Compartilhe
FacebookTwitterEmail

Newsletter IPM

Cadastre-se e receba novidades sobre nossos sistemas.

© 2020 IPM Sistemas de Gestão Pública. Todos os direitos reservados.