Gestão Pública de Sucesso: Prefeitura de Araucária moderniza gestão ao tramitar milhares de processos digitais

A cidade de Araucária fica localizada a apenas 27 km de Curitiba, capital do Paraná.

Com mais de 143 mil habitantes e quase 130 anos de história, Araucária se destaca pela agricultura e polo industrial bem consolidado.

Cheia de riquezas e belezas naturais que formam a rota turística, a cidade mantém viva a diversidade da tradição herdada dos imigrantes poloneses e europeus.

Além dessas qualidades, a cidade também têm sido destaque pelos serviços públicos prestados aos cidadãos.

A Prefeitura Municipal de Araucária, após substituir o trâmite de processos em papel pelo meio digital, só aumentou suas conquistas.

A tecnologia é nossa grande aliada atualmente, pois facilita atividades que antes levava um tempo maior para serem concluídas.

Inicialmente, as inovações tecnológicas foram chegando as empresas privadas, mas com o tempo, alcança cada vez mais os órgãos públicos.

E durante a pandemia, muitas prefeituras tiveram que fechar as portas, devido a impossibilidade de atender os cidadãos presencialmente.

Diante disso, a urgência de transformar digitalmente os serviços públicos ficou ainda mais evidente.

 

Transformação para Prefeitura Digital


 



A Prefeitura de Araucária utiliza o sistema de gestão da IPM Sistemas, o Atende.Net, que funciona a partir da tecnologia cloud computing.

Ou seja, o sistema de gestão está disponível na nuvem, 24 horas por dia e em qualquer dispositivo conectado a internet.

Contar com uma Prefeitura Digital beneficia a cidade, pois durante uma situação inesperada, como as restrições causadas pela pandemia, o sistema de gestão continua atendendo a população.

Por outro lado, as prefeituras que usam um sistema de gestão em desktop encontram dificuldades para garantir a continuidade dos serviços em momentos como este.

Os servidores municipais de Araucária podem trabalhar remotamente, sem precisar de uma máquina, nem do ambiente físico do órgão público, para acessar o sistema de gestão.

Serviços como compras e licitações, contratações, empenhos e alvarás são solicitados pelos cidadãos e pelos servidores de Araucária de forma online.

O cidadão, através do autoatendimento, faz a sua solicitação e o servidor inicia o processo digital.

Essa tramitação de processos digitais, alguns automatizados, é ainda mais eficaz com o auxílio de fluxos de trabalho, o Workflow.

Somente em 2019, a Prefeitura de Araucária contabilizou mais de 40 mil processos digitais concluídos via Workflow.

Isso quer dizer que mais de 40 mil serviços foram solicitados através do Atende.Net e estiveram disponíveis para o acompanhamento em tempo real durante todo o trâmite.

 

Serviços para os cidadãos: agilidade e eficiência


 



Os cidadãos de Araucária não precisam mais esperar meses para a resolução de processos simples.

Com o Atende.Net, todos os serviços são agilizados, contrariando a antiga ideia de burocracia em órgãos públicos.

Através dos processos digitais, o papel perde sua utilidade e as assinaturas de empenhos, contratos, memorandos e ofícios, por exemplo, também são digitais, com certificados de segurança.

Essa modernidade já foi adotada por toda a cidade.

Prova disso é o número expressivo de acessos ao Portal do Cidadão, em 2019: mais de 500 mil.

Entre eles, estão mais de 90 mil para consultas de processos digitais e mais de 36 mil acessos para emissão de guias de IPTU.

De acordo com a Jovine Henrique Fernandes, do Departamento de Gestão de Sistemas da Prefeitura de Araucária, os processos digitais em um sistema nuvem melhoram a comunicação entre cidadão e órgãos públicos.

 



 

Orçamento para a Saúde: transparência e disponibilidade de informações


 

Atendendo ao decreto federal, a Prefeitura de Araucária disponibiliza em sua página do Portal do Cidadão, todos os gastos e receitas referentes ao Covid-19.

Facilmente, qualquer pessoa pode acessar informações como a quantidade de materiais comprados e os valores recebidos pela Prefeitura para esse momento emergencial.

Além disso, o município também conta com o IPM Saúde, sistema de gestão específico para ações da área, totalmente integrado aos outros setores da Prefeitura.

Isso garante mais eficiência, pois as unidades de saúde conseguem manter uma comunicação fluida com o setor de compras, por exemplo, para informar quais são os materiais que estão em falta.

Através de uma plataforma única de gestão, o gestor consegue ter uma visão mais completa das necessidades do município e seus resultados tendem a melhorar.

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