Gestão Pública de Sucesso: Prefeitura de Pinhais inova e fortalece a desburocratização dos serviços públicos

O município de Pinhais é conhecido por suas conquistas recentes.

Os cidadãos buscaram a emancipação para garantir uma melhor assistência a comunidade e conseguiram.

Há 28 anos, a cidade se tornou independente depois de pertencer a capital Curitiba e ao município de Piraquara, no Paraná.

Pinhais tem uma população de mais de 132 mil pessoas que se instalaram no local a partir da Estação de São José dos Pinhais e da Cerâmica.

E diferente de muitas cidades da região, Pinhais conseguiu inovar e a gestão pública da cidade oferece atendimento de qualidade aos cidadãos.

Pinhais

 

Inovação na Gestão Pública


 

Desde que a Prefeitura implantou um sistema de gestão em nuvem, o Atente.Net da IPM Sistemas, diversos serviços são disponibilizados online, podendo ser acessados de qualquer dispositivo.

Assim, os cidadãos podem solicitar serviços como emissão de notas fiscais, guias de IPTU, licenças ambientais, alvarás, entre outros, através do Portal de autoatendimento.

Somente no ano de 2019, o portal de Pinhais contabilizou cerca de um milhão de acessos, sendo mais de 90 mil para a emissão de guias de IPTU.

As solicitações são enviadas pela internet e acompanhadas pelos servidores que podem despachar os processos com mais agilidade e eficiência.

Essa estrutura também envolve o gestor que pode acompanhar todos os setores da administração pela tela do celular, no App Atende.Net.

Além de ter acesso aos indicadores, que traz um demonstrativo quanto aos gastos e receita do município, o gestor também pode assinar digitalmente os documentos, com segurança.

Eliminando a necessidade do uso do papel para tramitar processos, garantindo assim a economia do município.

Uma vez que os custos com a compra de papéis e materiais de expediente são reduzidos significativamente.

O financeiro do município só ganha com essa celeridade de processos.

Prova disso é que a arrecadação de Pinhais cresceu 11% em 2019, comparado ao ano de 2018.

A arrecadação é a soma dos valores arrecadados dos cidadãos para os municípios, que incluem IPTU, ISS, Dívida Ativa, e outros tributos municipais.

Essa é uma conquista bastante expressiva, pois a gestão pode distribuir esses valores para outros setores e beneficiar as áreas que mais precisam.

Isso só é possível com a utilização da tecnologia cloud computing, computação em nuvem, que garante a disponibilidade da plataforma 24 horas por dia, em qualquer horário.

 

Pinhais


Atendimento normalizado na quarentena


 

Em Pinhais, 90% dos servidores da prefeitura estão trabalhando em home office pelo menos até meados de abril.

De acordo com o gerente de gestão de sistemas da secretaria municipal de Administração, Hélio Ishii Stroparo, tudo está sendo feito online e a prefeitura não está sendo prejudicada.

Os setores de recursos humanos, administrativo e financeiro, por exemplo, vêm funcionando normalmente.

Isso ocorre porque os servidores operam o sistema remotamente, pela Internet, usando o Atende.Net, criado pela IPM Sistemas.

Segundo o gerente, o atendimento à população também foi mantido durante a quarentena.

Como Pinhais faz gestão pública digital desde 2015, os moradores estão acostumados a resolver problemas administrativos sem sair de casa.

São mais de 93 serviços disponíveis no Portal de autoatendimento, entre eles estão emissão de certidões negativas de débito e ouvidoria.

Além disso, as consultas de processos e de licitações também são oferecidas pela internet, assim como a emissão de alvarás e até pedidos de licenciamento de obras.

 

 

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