Prefeitura de Parobé implanta sistema em nuvem - IPM

Prefeitura de Parobé implanta sistema em nuvem

Administração Geral
22 nov 2016

Atende.Net dá mais rapidez nas rotinas administrativas e eficiência à gestão.

A forma de relacionamento com a prefeitura vai mudar para os mais de 55 mil habitantes de Parobé, cidade da região metropolitana de Porto Alegre (RS). Até o final do ano, quem precisar de serviços da administração municipal vai poder contar com as facilidades do Atende.Net, sistema baseado na computação em nuvem (cloud computing), que oferece mais agilidade nos procedimentos e auxilia no  gerenciamento das demandas administrativas. Entre as possibilidades estão a criação de um cadastro único para os contribuintes, a integração das bases de dados de diferentes setores e um controle mais eficiente das compras, contabilidade e patrimônio municipais.

O sistema  é desenvolvido pela IPM Sistemas, empresa catarinense especialista no desenvolvimento de soluções para a gestão pública, e já funciona em mais de 100  Prefeituras clientes. Implantado a partir das necessidades apresentadas pelo município, ele permite identificar as áreas da cidade que mais precisam de atenção dos gestores, atender a população mais rapidamente, e controlar as despesas públicas. Além disso, o Atende.Net pode ser integrado a outros módulos, conforme as principais necessidades das prefeituras. O Fiscal, por exemplo, ajuda na arrecadação de impostos como o ISS dos bancos e do setor de construção civil. As áreas de contabilidade e procuradoria também são auxiliadas, com a otimização e melhor gerenciamento das rotinas.

Além de melhorar os processos internos, a base compartilhada ajuda na operação do Portal do Cidadão. Ele é um sistema que funciona junto com o próprio site da cidade, permitindo ao usuário realizar procedimentos que antes só poderiam ser feitos na própria prefeitura. Para emitir guias, como a de recolhimento de IPTU, por exemplo, ou solicitar a renovação de um alvará, qualquer dispositivo com acesso com a internet é suficiente. A partir da entrada em funcionamento do software, essas e outras solicitações poderão ser feitas de casa pelo usuário. Isso é possível porque todas as informações estão armazenadas na nuvem, eliminando a necessidade de compra de datacenters e estrutura de TI pelas administrações. Os dados permanecem sempre seguros e disponíveis, todos os dias.

“Como estão centralizadas, as informações podem ser compartilhadas de forma mais fácil”, diz a gerente de migração do Atende.Net, Raquel Avi Dalpiaz. Ela explica que cada cidadão passa a ter acesso a todos os serviços oferecidos pela prefeitura por meio de um único Portal, “e isso facilita quando ele precisa emitir um documento ou solicitar atendimento médico”, destaca.

A implantação do sistema na cidade gaúcha começou na segunda semana de novembro e deve ser concluída antes do final do mês.

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