Palhoça vai premiar cidadãos que pedirem nota fiscal de serviço - IPM

Palhoça vai premiar cidadãos que pedirem nota fiscal de serviço

Arrecadação
18 jul 2018

Com o objetivo de combater a sonegação, cidade implanta plataforma tecnológica que faz e acompanha as datas dos sorteios e os contribuintes contemplados

O município de Palhoça, na Grande Florianópolis, implantou um sistema para premiar o cidadão que pedir a nota fiscal de serviço. O objetivo é inibir a sonegação e aumentar a arrecadação do Imposto sobre Serviços, de competência municipal. Para participar, o contribuinte só precisa fazer a adesão na ferramenta e solicitar notas para todos os serviços tomados. A geração dos cupons para concorrer aos prêmios é automática e controlada pelo CPF ou CNPJ do tomador, sendo este um campo obrigatório no preenchimento da Nota Fiscal de Serviços. Na plataforma, os participantes também acompanham os seus cupons, o calendário dos sorteios e o nome dos contemplados.

A Nota Fiscal Premiada é um módulo do Atende.net, plataforma on-line de serviços de autoatendimento da catarinense IPM, desenvolvedora de sistemas em nuvem para a gestão pública. O sorteio é feito por meio de algoritmos numa plataforma que propicia a transparência de todo o processo. A Prefeitura de Palhoça é a primeira a implantar a aplicação, que está disponível para administrações municipais de todo o Brasil. “A demanda do setor público por esse tipo de solução tecnológica é crescente. A premiação traz aumento de receita de tributos, não apenas porque estimula a emissão da nota fiscal de serviços como também porque coibi notas falsas”, explica Aldo Luiz Mees, presidente da IPM Sistemas.

O módulo permite às prefeituras uma série de configurações para se adaptar à realidade da cidade. O município pode, por exemplo, limitar a emissão de cupons para alguns grupos de contribuintes, como moradores da cidade ou só pessoas físicas. Também é possível suprimir a emissão de cupons para determinados cargos públicos, como prefeitos, secretários e cargos comissionados. A ferramenta também permite definir  a temporalidade do sorteio e determinar que a geração de cupons seja feita apenas após o pagamento do tributo, no caso o Imposto sobre Serviços (ISS). “É uma ferramenta totalmente customizável, servindo aos requisitos de diferentes prefeituras”, afirma Giovani Lunelli, gerente do Centro Tecnológico da IPM. O primeiro sorteio deve acontecer no mês de agosto.

Sobre a IPM

A IPM Sistemas atua há 20 anos no desenvolvimento de soluções destinadas à gestão pública, com foco em redução de custos, maior disponibilidade, qualidade e eficiência no planejamento e execução de serviços. Prefeituras, câmaras de vereadores, fundos, autarquias e fundações estão entre os principais clientes que utilizam os sistemas IPM. A empresa, com sede em Florianópolis, conta com aproximadamente 300 profissionais, que atuam nas áreas de tecnologia e consultoria técnica, e oferecem atendimento às centenas de clientes espalhados pelo País.

Dialetto – assessoria de imprensa
(48) 4009-3223
assessoria@dialetto.com.br

Voltar Voltar para notícias
Compartilhe essa notícia
Compartilhe no Twitter Compartilhe no Facebook Compartilhe no Linkedin
Retornar ao topo da página