Nuvem melhora rotina de cidadãos e servidores em Guabiruba - IPM

Nuvem melhora rotina de cidadãos e servidores em Guabiruba

Administração Geral
17 mar 2017

Município trocou desktop por cloud e investe no autoatendimento dos contribuintes.

A expectativa natural de que toda mudança demora pra ser assimilada não demorou pra se mostrar falsa para os servidores da Prefeitura de Guabiruba (SC). Acostumados a utilizar um sistema desktop para o gerenciamento das demandas administrativas da cidade do Vale do Itajaí, os funcionários públicos da Prefeitura achavam que a transição seria confusa e que muitos problemas poderiam acontecer, mas se surpreenderam ao ver que a computação em nuvem trouxe facilidade de uso, rapidez e eficiência no aprendizado. No início de março, a IPM concluiu a migração do sistema, que antes dependia de uma estrutura local para funcionar, para as soluções baseadas em cloud. Em poucos dias, praticamente todos os usuários já estavam familiarizados com a novidade.

Como resultado, os serviços públicos que antes exigiam que o cidadão fosse até a Prefeitura passaram a ser realizados a distância, da própria casa do contribuinte. Além disso, a possibilidade de integração de dados entre os setores administrativos, além de melhor mobilidade e acessibilidade, facilitam a rotina dos servidores. “A nova forma de funcionamento é muito melhor que a antiga, mais moderna e eficiente”, avalia o prefeito de Guabiruba, Mathias Kohler.

A IPM Sistemas fornecia o sistema anterior à cidade, mas o avanço tecnológico fez evoluir o funcionamento e a plataforma deixou de ser armazenada em computadores instalados na própria Prefeitura. Antes, as máquinas exigiam manutenção constante e estavam mais vulneráveis a falhas ou incidentes. Com a cloud computing, os dados ficam armazenados em um datacenter seguro e disponíveis 24 horas por dia — incluindo sábados, domingos e feriados. Por estar concentrada em uma área remota e on-line, a base é compartilhada com diversos órgãos da Prefeitura, permitindo a operação do Portal do Cidadão. Essa ferramenta funciona junto ao próprio site do município e permite a solicitação de serviços por parte dos contribuintes.

Entre eles estão a emissão de guias de impostos municipais — como o IPTU —, solicitação de documentos e acompanhamento dessas solicitações. Por oferecer acesso facilitado aos serviços, não é mais necessária a presença do cidadão nas dependências da Prefeitura, além da redução significativa do uso de papel – já que tudo pode ser solicitado e resolvido on-line.

“A implantação e a migração foram muito rápidas, e acabamos ficando mais perto da população”, diz a secretária de Administração de Guabiruba, Aline Zem. Ela avalia que até as pessoas de fora da administração já se acostumaram, e tem usado o Portal para resolver uma série de demandas. “Estamos mais próximos do que quando usávamos o outro sistema”, avalia.

A secretária acredita que a facilidade de uso e a disponibilidade constante da computação em nuvem vão permitir que as pessoas busquem regularizar documentos e ficar em dia com as obrigações municipais. “Muitos reclamavam que não era fácil interagir com a Prefeitura, mas agora isso mudou”. Um dos dispositivos que ajuda nesse processo é a implantação do Protocolo Web, que permite a abertura de pedidos e o acompanhamento da evolução dos processos que envolvem os contribuintes.

Além da reformulação do layout, a migração trouxe novas funcionalidades para o Atende.Net. Voltada para o público interno, agora os servidores conseguem criar e administrar demandas funcionais como a emissão da folha de pagamento, por exemplo, não dependendo exclusivamente do atendimento presencial do setor de Recursos Humanos. Até o final do mês outras cidades devem ter a migração do desktop para a nuvem concluída.

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