Novo eSocial: IPM Sistemas promove treinamento a Servidores Municipais

Novo eSocial: IPM Sistemas promove treinamento para Servidores Municipais

Recursos Humanos
19 maio 2021

O Governo Federal está implantando, gradualmente, o novo modelo do eSocial - Sistema Simplificado de Escrituração Digital das Obrigações Previdenciárias, Trabalhistas e Fiscais. Por isso, instituiu um cronograma com 4 grupos, que precisam cumprir 4 fases. No dia 08/07/2021, iniciará a implantação para o Grupo 4 - Órgãos Públicos e Organizações Internacionais. 

Mas, como o assunto é complexo e tem gerado muitas dúvidas, a IPM Sistemas promoverá um “Treinamento prático eSocial - Consistências, Geração e Envio de Eventos de Tabelas”, exclusivo para Servidores Municipais responsáveis pela Folha de Pagamento.

Serão três turmas distintas, nos dias 27/05, 10/06 e 17/06/2021, cada uma com 8 horas de duração (das 8h30min às 12h e das 13h30min às 18h). Entretanto, o número de participantes é limitado em 30 por turma - até dois servidores por entidade cliente IPM. Os interessados podem se inscrever aqui.

“O treinamento será disponibilizado para que os Servidores Municipais estejam aptos a realizar as rotinas do eSocial no sistema, que está continuamente se modificando”, explica Ellan Esser, técnico da IPM que ministrará o curso.

Conforme Ellan, a versão mais recente disponibilizada é a S-1.0, que será tema do treinamento. “Os Servidores responsáveis pela Folha devem estar atualizados com a obrigatoriedade e funcionamento do eSocial. Logo, é de extrema importância que saibam manusear o sistema no qual será feito o envio de todas as informações”, completa.

O software de gestão pública Atende.Net, desenvolvido pela IPM Sistemas, já está com os eventos da primeira fase (tabelas) devidamente atualizados com a última versão disponível. As próximas atualizações serão liberadas posteriormente, conforme o cronograma de faseamento do novo eSocial.

 

Cronograma do Novo eSocial para o Grupo 4 

O uso do sistema eSocial é obrigatório desde 08/01/2018, quando foi iniciado o cronograma de implantação. No entanto, para tornar o processo mais simples, em outubro de 2020 foi anunciada a modernização, que segue um cronograma de 4 fases para cada um dos 4 grupos, que pode ser conferido aqui.

Abaixo, confira as etapas do Grupo 4 - Órgãos Públicos e Organizações Internacionais:

1ª Fase: 08/07/2021 - Apenas informações relativas aos órgãos, ou seja, cadastros dos empregadores e tabelas.

2ª Fase: 08/11/2021 - Os entes passam a ser obrigados a enviar informações relativas aos servidores e seus vínculos com os órgãos (eventos não periódicos). Ex: admissões, afastamentos e desligamentos. 

3ª Fase: 08/04/2022 - Torna-se obrigatório o envio das folhas de pagamento (de todo o mês de abril/2022).

Substituição da GFIP: Junho/2022 - Substituição da GFIP para recolhimento de Contribuições Previdenciárias (ver Instrução Normativa RFB nº 2005, de 29 de janeiro de 2021).

(Data a definir) - Substituição da GFIP para recolhimento do FGTS (ver Resolução CCFGTS nº 926/2019).

4ª Fase: 11/07/2022 - Na última fase, deverão ser enviados os dados de segurança e saúde no trabalho (SST).

 

Vídeo: como a IPM Sistemas ajuda a construir Cidades Inteligentes

LEIA TAMBÉM:

> Conheça 6 vantagens de um sistema de gestão pública com cadastro único

> 3 formas de reduzir custos com computação em nuvem nas Prefeituras

> Vigilância em Saúde: como a tecnologia facilita a gestão municipal

> Clientes IPM são destaque no ranking de transparência da CGU

> Como a tecnologia facilita a comunicação e a interação com o cidadão

 

Siga a IPM no Linkedin, Facebook, Twitter, Instagram e Youtube

Voltar Voltar para notícias
Compartilhe essa notícia
Compartilhe no Twitter Compartilhe no Facebook Compartilhe no Linkedin
Retornar ao topo da página