Nova funcionalidade do App Atende.Net apresenta indicadores para gestores

Prefeitos e secretários podem acessar mais de 50 indicadores com informações relevantes para a administração; cidadão também conta com novas funções

O primeiro aplicativo mobile do Brasil integrado ao sistema de gestão em prefeituras, lançado no fim de 2017, passou por uma atualização e ganhou novas funções. As mudanças no App Atende.Net, disponíveis para os municípios que aderiram ao sistema, trazem informações que podem render melhorias na administração municipal, além de estreitar ainda mais o relacionamento do usuário com a prefeitura.

Segundo o gerente do Centro Tecnológico da IPM Sistemas, Giovani Lunelli, empresa desenvolvedora do app, entre os destaques dessa versão está o perfil exclusivo para gestor. Agora, além do cidadão, empresário, contador ou servidor, por exemplo, prefeitos e secretários também podem ter um login personalizado e acessar mais de 50 indicadores municipais com informações relevantes para a administração.

“É possível fazer uma análise do IPTU, verificando quanto foi pago à vista, quanto foi pago parcelado e quanto ainda está em aberto. O gestor também pode conferir o índice de inadimplência, tributos mais arrecadados, comparar receita prevista x receita arrecadada, compara receita x despesa, saber quais bairros estão ocorrendo mais construções, acompanhar o Saldo Bancário e vários indicadores para gerenciamento completo da Folha de Pagamento”, explica Lunelli.

Dentro do perfil gestor encontra-se a função Extrato do Cidadão,  que permite fazer um “raio x” do cidadão, conferir se ele possui imóvel ou empresa no município, o saldo devedor, as consultas médicas agendadas e realizadas, medicamentos dispensados, valores a receber, entre outros dados.

O cidadão também é beneficiado nesta atualização do App Atende.Net. Com a função NFS-e de Serviços Tomados ele pode consultar os valores das notas fiscais de serviços emitidas no município em seu nome, agrupados por prestador. Já a função Relacionamentos com a Administração permite que o contribuinte consulte um resumo do seu relacionamento com a entidade. Conferir débitos, impostos pagos, medicamentos retirados e outras informações importantes são algumas das opções.

Os dados do App Atende.Net estão vinculados ao Portal do Cidadão, solução desenvolvida pela IPM Sistemas baseada na computação em nuvem (cloud computing, em inglês). Essa característica mantém a segurança e confere agilidade ao processamento.

O município de Rio do Sul (SC) foi o primeiro a aderir ao aplicativo, no fim de 2017. Inédito no País, o sistema permite, entre outras funções, o pagamento digital do IPTU, feito 100% pelo celular, sem a necessidade de ter o carnê impresso. Neste ano, outras três prefeituras do sul habilitaram o aplicativo mobile para disponibilizar aos cidadãos: Castro e Colombo, no Paraná, e Candelária, no Rio Grande do Sul.

Sobre a IPM

A IPM Sistemas atua há 20 anos no desenvolvimento de soluções destinadas à gestão pública, com foco em redução de custos, maior disponibilidade, qualidade e eficiência no planejamento e execução de serviços. Prefeituras, câmaras de vereadores, fundos, autarquias e fundações estão entre os principais clientes que utilizam os sistemas IPM. A empresa, com sede em Florianópolis, conta com aproximadamente 300 profissionais, que atuam nas áreas de tecnologia e consultoria técnica, e oferecem atendimento às centenas de clientes espalhados pelo País.

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