Maio Amarelo na IPM busca a conscientização pelo exemplo - IPM

Maio Amarelo na IPM busca a conscientização pelo exemplo

Cursos e eventos
16 maio 2017

Você pode atender ou não atender o telefone. Usar ou não usar o cinto de segurança. Beber ou não beber antes de dirigir. Com a hashtag #AMinhaEscolhaFazADiferença, o Movimento Maio Amarelo busca a conscientização e o debate sobre ações de prevenção aos acidentes de trânsito durante todo o mês. Na IPM Sistemas, são dezenas de colaboradores que, diariamente, percorrem muitos quilômetros para realizar atendimentos aos clientes, implantações de sistemas ou reuniões de negócios. E reforçar a importância deste mês foi uma das preocupações da Comissão Interna de Prevenção a Acidentes (Cipa).

Por isso, ações alusivas ao mês também foram desenvolvidas pela empresa, com o objetivo de trabalhar a conscientização dos funcionários – em especial, os que utilizam periodicamente os veículos da frota. Como uma dessas ações, conversamos com dois colaboradores que percorrem milhares de quilômetros por mês, para sabermos quais seus principais cuidados e como conseguem cumprir os requisitos de direção defensiva.

Prudência e cuidado, sempre

Estradas em situações precárias, pistas mal sinalizadas e radares instalados em locais ‘estratégicos’. Nem todo o trajeto é tranquilo como poderia (ou deveria) ser. Mas a diferença está na cautela que o motorista tem ao dirigir nestas vias. É o caso do técnico de suporte Fábio Zettermann. Ele percorre mais de mil quilômetros por mês. Há praticamente dois anos enfrentando uma rotina intensa de viagens, Zettermann redobra a atenção enquanto dirige.

Na região em que ele costuma transitar (no Leste do Rio Grande do Sul), encontra pistas mistas, asfaltadas e, muitas delas, duplicadas. Não importa a condição do trecho. Para o colaborador, o respeito à sinalização e aos limites de velocidade deve ser uma premissa básica. “Também considero essencial que todos pratiquem a direção defensiva”.

De acordo com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran/PR), a definição de direção defensiva consiste em “dirigir de modo a evitar acidentes, apesar das ações incorretas dos outros e das condições adversas, que encontramos nas vias de trânsito”. Ou seja, um bom motorista não deve estar atento somente às suas atitudes no trânsito, mas também a todos os elementos que o compõem: vias, sinalização, pedestres e demais condutores, além de observar atentamente as condições do veículo que está utilizando. Zettermann ratifica que avaliar o veículo antes de pegar a estrada também é essencial. Para ele, esta análise minimiza a necessidade de paradas desnecessárias e ajuda a evitar acidentes provocados por problemas mecânicos.

Antonio José Begnini, gerente de projetos da IPM, compartilha da mesma opinião. De acordo com ele, a manutenção periódica do veículo é garantia de uma viagem mais segura. Antes de iniciar sua longa rotina nas estradas – Begnini percorre, em média, 6 mil quilômetros por mês –, confere as condições dos pneus, freios, amortecedores, além da água e do óleo. Outro ponto observado pelo gerente consiste na verificação do checklist – uma listagem elaborada pelo Departamento de Frota da empresa, que considera pontos essenciais que devem ser observados pelo colaborador/motorista, antes que ele saia com o veículo.

Conforme Begnini, descansar antes de pegar a estrada e estar sempre atento aos limites de velocidade são outros cuidados importantes que devem ser tomados por parte dos motoristas. “A maior preocupação que devemos ter quando estamos dirigindo é com quem está nos esperando em casa”, reflete.

Saiba mais sobre as ações nacionais do Movimento Maio Amarelo clicando aqui!

Voltar Voltar para notícias
Compartilhe essa notícia
Compartilhe no Twitter Compartilhe no Facebook Compartilhe no Linkedin
Retornar ao topo da página