Rio do Sul moderniza gestão de saúde e vigilância municipal - IPM

Rio do Sul moderniza gestão de saúde e vigilância municipal

Saúde
25 maio 2017

IPM Saúde e IPM Vigilância serão implantados no município nos próximos meses.

Em breve, Rio do Sul contará com um sistema de saúde moderno, que vai oferecer mais autonomia ao cidadão e economia aos cofres públicos. Trata-se do IPM Saúde – sistema de gestão pública 100% em nuvem, que contempla as diferentes áreas da saúde municipal. O contrato que formaliza o fornecimento dos serviços foi assinado na última semana. Nos próximos dias, iniciam os procedimentos de análise, migração e implantação do sistema no município.

Modernizar a saúde municipal era uma preocupação por parte da gestão, já que “a tecnologia está em todos os lugares”. É o que afirma a secretária de saúde de Rio do Sul, Sueli Oliveira. Oferecer mais autonomia ao cidadão e aos servidores que atuam nas unidades de saúde será uma das principais vantagens obtidas a partir do uso do sistema. “Isso tudo resultará em economia, já que teremos melhor controle dos exames feitos nas policlínicas e dos medicamentos distribuídos”, considera a secretária. Atualmente, a cidade não possui um sistema integrado de saúde que disponibilize os dados das unidades.

De acordo com Sueli, a implantação do sistema em nuvem melhorará também o trabalho dos agentes comunitários, que saem a campo para coletar as informações das famílias atendidas. A secretária estima que cerca de 70% da população será beneficiada (direta ou indiretamente) com a modernização dos serviços. “Sabemos que a saúde não pode esperar”, ratifica.

Além do IPM Saúde, a cidade vai receber o IPM Vigilância, que automatiza e agiliza as rotinas de vigilância municipal. De acordo com o gerente de desenvolvimento do IPM Saúde, Normênio Momm, a solução vai otimizar procedimentos burocráticos – como a emissão de alvarás e a fiscalização – e reduzir as fraudes.

A mobilidade é outro benefício dos sistemas que serão implantados em Rio do Sul. A possibilidade do acesso remoto aos dados e a utilização de tablets para realizar os atendimentos serão realidade no município. Hoje, o trabalho dos agentes comunitários de saúde e os fiscais da vigilância sanitária é feito manualmente.

Conforme o diretor-presidente da IPM Sistemas, Aldo Mees, a modernização trará vantagens que serão percebidas pelos moradores da cidade e pela administração. “Será implantada também a solução mobile, que integrará ainda mais as pessoas com a Secretaria de Saúde e Prefeitura através de comunicação via celulares”, esclarece Mees.

A modernização dos serviços de saúde e de vigilância municipal vai ao encontro de uma realidade existente nos órgãos ligados à Prefeitura, que já conta com o sistema em nuvem da IPM.

 

riodosul

O sistema integrará os dados das unidades de saúde do município.

Crédito: Divulgação/PMRS

Voltar Voltar para notícias
Compartilhe essa notícia
Compartilhe no Twitter Compartilhe no Facebook Compartilhe no Linkedin
Retornar ao topo da página