Serviços em Nuvem crescem e reduzem burocracia no setor Público - IPM

Serviços em Nuvem crescem e reduzem burocracia no setor Público

IPM na Mídia
30 out 2020

Matéria publicada originalmente no InforChannel. Leia na íntegra:

Os portais de serviços públicos receberam muito mais acessos devido à demanda online para concluir processos burocráticos em meio ao isolamento social provocado pela Covid-19. Por conta desse cenário, o uso de sistemas para armazenamento em Nuvem, segurança e gerenciamento de dados dos cidadãos por parte desses órgãos também aumentou.

A IPM Sistemas, responsável por criar soluções em Softwares de Gestão Pública – GRP, registrou um aumento de 307% no número de novos processos digitais nos primeiros oito meses de 2020 (entre janeiro e agosto) se comparado com o mesmo período em 2019. O índice representa processos abertos exclusivamente pelo Portal do Cidadão, Autoatendimento, App.

A quantidade de documentos digitalizados e armazenados em Nuvem nas prefeituras clientes da empresa mais do que dobrou nesse período de oito meses, com um incremento total de 138%.

Serviços públicos de maneira remota

De acordo com o estudo Pesquisa sobre o uso da Internet no Brasil durante a pandemia do novo coronavírus” realizada pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação, Cetic.br, junto ao Comitê Gestor da Internet no Brasil, CGI.br, os serviços públicos online mais buscados ou realizados desde o início da pandemia foram aqueles relacionados ao direito do trabalhador ou previdência social (72%), documentos pessoais (46%), saúde pública (45%) e educação pública (37%). Os dados mostram ainda um aumento no percentual de serviços públicos realizados unicamente pela Internet, sem necessidade de uma ida a qualquer posto de atendimento (gráfico abaixo).


Atividades que agora podem ser concluídas facilmente pelo autoatendimento via internet – como emissão de documentos, preenchimento e envio de formulários, e pagamentos de taxas e impostos – tiveram um aumento significativo durante o isolamento social. Com a pesquisa, entende-se que as gestões públicas estão passando por um processo de desburocratização por recorrer às ferramentas tecnológicas para aumentar o controle da gestão, facilitar o trabalho de servidores e reduzir a espera dos cidadãos.

O aumento no total de processos feitos pelo próprio usuário via computador ou smartphone reflete os dados divulgados pela IPM: a quantidade de documentos digitalizados e armazenados em Nuvem nas prefeituras clientes da empresa mais do que dobrou nesse período de oito meses, com um incremento total de 138%.

“A digitalização dos serviços públicos é uma tendência sem volta. O essencial para atender essa demanda crescente é garantir tecnologia e suporte de maneira interrupta aos portais de serviços à população mesmo com tráfego intenso e, em paralelo, oferecer novas soluções, como o teleatendimento, que desenvolvemos durante a pandemia para humanizar ainda mais o relacionamento cidadão-servidor”, diz o presidente da IPM Sistemas, Aldo Mees.

De acordo com a IPM Sistemas, as pessoas utilizaram 3 vezes mais a plataforma Atende.Net entre janeiro e agosto desse ano. O Atende.Net é um sistema de gestão pública criado pela IPM que tem o objetivo de garantir o acesso aos serviços públicos e o dia a dia da população. O App Atende.Net para prefeituras, por exemplo, é utilizado para a realização de diversos serviços sem que o cidadão precise sair de casa, já que tudo pode ser feito diretamente pelo smartphone. Além de oferecer maior praticidade, a IPM também tem um compromisso com a inclusão; é por isso que o Atende.Net possui recursos para que deficientes visuais possam utilizar o aplicativo sem dificuldade.

A empresa catarinense desenvolve softwares 100% em Nuvem para a gestão pública e atende a órgãos públicos em Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo e Minas Gerais. Fornece serviços para Prefeituras, Câmaras de Vereadores, Fundos, Autarquias e Fundações, e suas soluções em GRP tiveram um grande aumento na procura após o início do isolamento social – crescimento que reflete a demanda por suporte online para processos remotos oferecidos aos cidadãos.

O Atende.Net é um sistema de gestão pública orientado a processos, com tecnologia em nuvem e funcionalidades que contribuem para a otimização e transparência das rotinas administrativas, e para o aumento da arrecadação dos municípios. Totalmente on-line em qualquer dispositivo móvel com acesso à internet, 24h por dia em um ambiente seguro de alta disponibilidade.

*A pesquisa contempla usuários de internet com 16 anos ou mais. 

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