Nova tecnologia da IPM informatiza gestão de cemitérios - IPM

Nova tecnologia da IPM informatiza gestão de cemitérios

IPM Cemitérios
28 abr 2016

Sistema possibilita controle de sepultamentos e processos administrativos.

Com mais de 35 mil sepulturas, o Cemitério Municipal de Arapongas, no Norte do Paraná, conta com um moderno sistema de gestão desenvolvido pela IPM. Integrado à plataforma cloud computing Atende.Net, a nova funcionalidade disponível no Portal de Serviços proporciona mais agilidade aos processos administrativos do cemitério. O sistema informatizado, que utiliza a base de dados do cadastro único do município, elimina a necessidade de registros em papel.

O grande diferencial é a possibilidade de automação dos processos burocráticos, utilizando a ferramenta como meio de execução, controle e registro. Baseado nos diversos controles existentes no software, é possível gerar vários relatórios gerenciais. O sistema facilita a gestão de cobrança dos espaços dos cemitérios municipais, assim como o período de vigência. A ferramenta permite a geração direta de guias de pagamento, por exemplo, e dispõe de serviço de agendamento e emissão das taxas necessárias de forma on-line.

Em funcionamento desde 1939, o Cemitério Municipal de Arapongas enfrentava uma série dificuldades em procedimentos básicos, como a consulta de históricos, a emissão de relatórios e a gestão de espaços para sepultamentos. Implantada no final de fevereiro, a nova plataforma já apresenta resultados. “O sistema organizou vários setores, possibilitando o controle efetivo das informações gerenciais, desde a disponibilidade de vagas até o número de sepulturas ocupadas”, destaca o diretor do cemitério, Olívio Garbin.

Ivo Souza, coordenador de desenvolvimento de sistemas da IPM, explica que o sistema de gerenciamento de cemitério, baseado no agendamento de sepultamentos, pode conter inúmeros dados, como a causa da morte, a identificação do médico legista, a localização exata da sepultura, os contatos dos responsáveis pelo sepultamento, dentre outros registros. Também conta com ações de exumação, remoção de ossos e transferências de sepultados para outros cemitérios. “Possui ainda o controle de funerárias, casas mortuárias, coveiros e seus horários de trabalho. Todos os dados estão disponíveis 24 horas por dia no Portal de Serviços do município para acesso da população”, ressalta.

Confira a matéria nos portais:

Acate

Dia a Dia Arapongas

Voltar Voltar para notícias
Compartilhe essa notícia
Compartilhe no Twitter Compartilhe no Facebook Compartilhe no Linkedin
Retornar ao topo da página