Prefeituras digitais oferecem serviços inovadores e diminuem gastos - IPM

Prefeituras digitais oferecem serviços inovadores e diminuem gastos

Governo Digital
22 set 2020

Matéria publicada no portal Gazeta do Povo. Leia na íntegra:

 

Com sistemas de gestão em nuvem, administrações públicas disponibilizam serviços online e garantem agilidade no trabalho de Servidores Municipais

A transformação digital chegou na gestão pública, e veio para ficar. Prefeituras que ainda funcionam a partir de sistemas obsoletos apresentam dificuldades para agilizar serviços, principalmente durante momentos adversos, como este que estamos vivenciando. Em muitas cidades, alguns serviços estão paralisados.

Não é o que acontece nas cidades de Cascavel, Arapongas, Araucária, Castro, Pinhais, por exemplo. Usando sistemas de gestão em nuvem, as Prefeituras desses municípios já estavam preparadas para o “novo normal”, pois além de oferecer atendimento online para cidadãos, ainda conseguem manter os Servidores Municipais em home office, sem que haja qualquer atraso nos processos.

A tecnologia desenvolvida pela IPM Sistemas permite que o gerenciamento de diversos setores da administração pública, desde a área de Contabilidade, até pastas como Suprimentos, RH, Tributário e Saúde seja feito a partir de uma única plataforma, que pode ser acessada de qualquer dispositivo conectado à internet. Essa facilidade foi primordial para superar os desafios da pandemia na Prefeitura de Castro, no Paraná.

De acordo com a Secretária de Saúde do Município, Maria Lidia Kravutschke, o IPM Saúde está fazendo a diferença na gestão. “A tecnologia garante que as compras e contratações emergenciais de serviços sejam disponibilizadas, ao público, algo que permite total transparência nos processos de compras nesse período de combate a pandemia”, afirmou.

No entanto, a Prefeitura de Castro também obteve conquistas no setor administrativo. A população reage positivamente a transformação digital da administração. Prova disso, é que somente no ano passado, o Portal do Cidadão do município contabilizou mais de 350 mil acessos para solicitação de serviços.

Entre eles estão emissões de alvarás, notas fiscais eletrônicas, emissão de certidões negativas, entre outros serviços. Além disso, foram mais de 25 mil emissões de guias de IPTU, e mais de 47 mil consultas de processos digitais.

 

Tecnologia como aliada da Gestão Pública

Para aprimorar os atendimentos online, a IPM desenvolveu o vídeo atendimento, disponível na plataforma de gestão.

Redução de custos, mobilidade, segurança, aumento da performance dos sistemas e usabilidade são algumas das vantagens de tornar a tecnologia como aliada na Gestão Pública. Em qualquer segmento, as inovações tecnológicas facilitam e aumentam o desempenho das atividades. Por este motivo, a modernização dos sistemas utilizados pelas Prefeituras se torna inevitável e cada dia mais urgente.

Pinhais também soma conquistas por investir em tecnologia. Somente no ano de 2019, o Portal do município contabilizou cerca de um milhão de acessos, sendo mais de 90 mil para a emissão de guias de IPTU. As solicitações são feitas pela internet e acompanhadas pelos Servidores, que podem despachar os processos com mais agilidade e eficiência. Essa estrutura também envolve o gestor que pode acompanhar todos os setores da administração pela tela do celular, em tempo real, através do App Atende.Net.

Além de ter acesso a indicadores de gestão, que apresenta o demonstrativo dos gastos e receitas do Município, o gestor também pode assinar digitalmente os documentos, com segurança. Eliminando a necessidade do uso do papel para tramitar processos, e garantindo a economia.

O Coordenador de Tecnologia da Prefeitura de Pinhais, Anderson Tanck, declarou que os resultados positivos na administração da cidade, são consequências do investimento em tecnologia. “Temos investido em tecnologia nos últimos anos, para que a Prefeitura se mantenha atualizada, porque essa é uma tendência, é a evolução tecnológica que faz com que as pessoas procurem cada vez mais por esses serviços”, ressalta.

 

Servidores Públicos em home office

Há uns anos atrás, essa ideia seria impensável, mas hoje é realidade para muitos Servidores Municipais. Na Prefeitura de Arapongas, antes da pandemia, o uso de sistemas em nuvem já estava consolidado, e os profissionais despachavam processos 100% digitais. Entretanto, durante o período de restrições do contato físico, essa digitalização serviu também para o trabalho dos Servidores, que permaneceram em home office, realizando suas atividades.

De acordo com o Diretor de Tecnologia da Informação da Prefeitura, Tiago Valadão, 70% dos servidores estiveram trabalhando em home office e o uso da tecnologia IPM também contribuiu para fortalecer a área da Saúde, durante a pandemia.

“Com a implantação do prontuário eletrônico foi possível integrar todas as Unidades de Saúde do Município, facilitando o atendimento médico, o controle de distribuição de medicamentos e os pedidos de exames”, destacou.

Essa facilidade também foi aproveitada na cidade de Araucária. Em entrevista, Jovine Henrique, do Departamento de Gestão de Sistemas da Prefeitura, os processos digitais proporcionam economia para a gestão.

“Tendo em vista que os processos são digitais, tanto o requerente, quanto a administração são beneficiados com a economicidade dos recursos, bem como celeridade e agilidade no gerenciamento das solicitações com maior agilidade, reduzindo o tempo de espera, pois a comunicação é online e as informações são armazenadas em nuvem, promovendo a segurança de dados”, ressalta.

 

Administração pública digital é caminho sem volta

As cidades inteligentes se tornaram uma tendência mundial e hoje há iniciativas inovadoras nos setores administrativos de diversos municípios. As três esferas de poder no país estão mais abertas à readequação de métodos, comprovando estudos de entidades ligadas ao setor, que indicam como um caminho sem volta o uso da tecnologia no setor público.

A IPM Sistemas, empresa catarinense, foi a primeira a desenvolver softwares de gestão 100% em nuvem, exclusivamente para a Gestão Pública. O diretor-presidente Aldo Mees ressalta a importância do fortalecimento da cultura de inovação nos Municípios.

“Não há razão para acreditar que, passada a pandemia, cidadãos que desfrutaram da comodidade de acessar serviços on-line vão desejar – ou mesmo aceitar – gastar tempo em deslocamentos ou filas para resolver problemas burocráticos. Quando nossas vidas voltarem ao normal, por certo a digitalização dos serviços públicos permanecerá”, afirmou.

Veja alguns depoimentos sobre o vídeo atendimento implementado pela prefeitura de Gravataí/RS:

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