Portal de Autoatendimento é aliado no desenvolvimento de cidades inteligentes - IPM

Portal de Autoatendimento é aliado no desenvolvimento de cidades inteligentes

Governo Digital
06 maio 2019

Módulo do Atende.net promove autonomia do cidadão, agilidade nos serviços e economia de recursos

Quando se imagina uma cidade do futuro, é natural pensar no uso constante da tecnologia para tornar a vida das pessoas mais fácil. A boa notícia é que o futuro chegou: o uso de tecnologia de nova geração na administração das cidades já faz parte da atualidade. Hoje, as cidades inteligentes, ou smart cities, são uma tendência frequente nos órgãos públicos.

A computação em nuvem é uma das responsáveis pela transformação dos municípios. Por meio dela é possível atender às demandas dos munícipes pela internet, sem a necessidade de deslocamento até a sede administrativa do município.

O Portal de Autoatendimento, desenvolvido pela IPM Sistemas e vinculado ao site da prefeitura, é um dos aliados desse movimento a favor da sociedade. Nele, o cidadão ganha mais autonomia, evitando filas, perda de tempo e até o trânsito das grandes cidades.

Além do atendimento ser otimizado, há economia de recursos, os servidores municipais podem ser descolados para outras funções e há menos danos ao meio ambiente pela diminuição de papel. Tudo pode ser feito de um computador ou smartphone conectado à internet, de qualquer hora e em qualquer lugar.

Funciona assim: cada cidadão pode ter um login e uma senha para acessar os serviços dos quais precisa. As opções, que vão desde a emissão de guias para o pagamento dos impostos municipais até o acesso às informações imobiliárias da cidade, estão separadas conforme o perfil de quem acessa.

“Há recursos específicos para quem espera interagir com uma administração verdadeiramente digital. É possível, por exemplo, classificar alguns recursos como ‘Favoritos’ para acessá-los mais rapidamente nos futuros acessos. Como estamos na nuvem, essa designação permanece em qualquer dispositivo que o usuário esteja”, explica a coordenadora de núcleo da IPM, Pâmela Priscila Eichholz.

O Portal de Autoatendimento permite, por exemplo, a renovação de alvarás para empresas, solicitação de corte de árvores, reserva de vagas em creches ou escolas, licenciamento para a construção civil e a emissão de guias para o recolhimento de tributos pertinentes à administração municipal. Além disso, a solução integra todas as áreas da gestão pública, buscando os dados em uma base comum — o que mantém a transparência e a atualização das informações.

O Portal de Autoatendimento está disponível para as prefeituras que utilizam o Atende.Net, sistema de gestão pública 100% em nuvem da IPM Sistemas. Para uma demonstração no seu município e tirar todas as dúvidas sobre essa ferramenta, entre em contato pelo e-mail comercial@ipm.com.br ou pelo telefone (48) 3031-7527.

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