Câmara de Vereadores de Lapa implanta gestão digital - IPM

Câmara de Vereadores de Lapa implanta gestão digital

Governo Digital
11 maio 2017

Cidade paranaense terá controle de atividades administrativas baseado na computação em nuvem.

Os 247 anos de história, o casario do século XIX e a memória de um dos embates mais importantes do Paraná em 1894 não impediram a cidade de Lapa, na região metropolitana de Curitiba (PR), de buscar na tecnologia moderna um recurso para melhorar a gestão pública municipal. Desde o final de abril, os quase 50 mil lapeanos têm à disposição mais transparência e eficiência para acompanhar o que acontece no Poder Legislativo por meio da computação em nuvem. Os recursos ajudam a monitorar os gastos e aumentar a transparência das informações sobre a Câmara de Vereadores para a população. A casa é o mais novo cliente da IPM Sistemas, empresa catarinense especialista no desenvolvimento de soluções para órgãos públicos.

Depois da assinatura do contrato, os técnicos da empresa trabalham para capacitar os servidores e dar a eles condições de prestarem um atendimento melhor ao contribuinte. As mudanças passam pela realização de tarefas que, sem o uso da tecnologia, precisariam ser feitas manualmente. Entre elas estão a gestão completa da contabilidade da Câmara, o gerenciamento da cadeia de suprimentos (módulo voltado para o setor de Compras, Almoxarifado e Frota), as obrigações trabalhistas e demandas do departamento de Recursos Humanos e a secretaria da instituição.

Os servidores da Câmara, que não tinham experiência com uma solução desse porte, estão passando por uma capacitação, de modo que consigam explorar todos os recursos da plataforma de gestão pública digital. Além deles, os vereadores também têm uma expectativa positiva sobre a forma como a cloud computing pode ajudar a melhorar a vida dos moradores.

Para o presidente da Câmara de Vereadores de Lapa, Arthur Vidal (PMDB), a tecnologia ajuda a transformar a forma de fazer contabilidade e cuidar do bem público. “Ela foi a responsável por dar mais transparência aos atos e aumentar a segurança das informações, o que é mais difícil de ser obtido no processo manual”, diz. Com a novidade, praticamente todas as atividades administrativas do órgão serão automatizadas e monitoradas digitalmente.

“O fato de podermos compartilhar os dados faz com que a qualidade dos serviços prestados aos cidadãos aumente, incentivando a participação social deles na elaboração de políticas públicas. Como as ações do Poder Legislativo serão mais transparentes, eles vão se sentir mais próximos e isso vai ajudar a melhorar a nossa cidade”, conclui.

Como o Poder Executivo de Lapa já utilizava as soluções da IPM para a gestão pública, a integração entre os órgãos e a fiscalização entre eles também deve ser aperfeiçoada. Por estarem hospedadas na nuvem, as informações estão sempre online e o funcionamento da estrutura completa é monitorado por uma equipe de especialistas a partir de um Núcleo de Operações e Controle que opera 24 horas por dia, durante os sete dias da semana (NOC 24×7).

Voltar Voltar para notícias
Compartilhe essa notícia
Compartilhe no Twitter Compartilhe no Facebook Compartilhe no Linkedin
Retornar ao topo da página