IPM Sistemas é um dos destaques do 63º Congresso de Municípios em Campos do Jordão - IPM

IPM Sistemas é um dos destaques do 63º Congresso de Municípios em Campos do Jordão

Cursos e eventos
15 out 2019

Digitalizar documentos para otimizar recursos, garantir agilidade no trabalho de prefeituras e facilitar a vida do contribuinte é, cada vez mais, uma realidade no Brasil. Um dos maiores exemplos do conceito de smart cities, a gestão pública digital virou realidade e reflete o tema “Investimento + Empreendimento = Receita + Renda”, que pauta o 63º Congresso Estadual de Municípios, que acontece em Campos do Jordão, de 15 a 19 de outubro.

No evento, promovido pela Associação Paulista de Municípios, a empresa catarinense IPM Sistemas, especializada em soluções digitais para prefeituras, câmaras de vereadores e outros órgãos públicos, vai apresentar o Atende.net, um software que garante mais eficiência e transparência para gestores e dá mais tranquilidade para a vida do cidadão. Com ele é possível digitalizar documentos e controlar de modo totalmente on-line rotinas administrativas como folha de pagamento, contratos, compras, licitações e arrecadação de impostos.

Quem for ao evento em Campos do Jordão poderá conferir, por exemplo, o Cadastro Único, que registra todos os relacionamentos do cidadão com a prefeitura. Em um só relatório, o gestor consegue saber quando e quantas vezes um morador foi atendido no sistema municipal de saúde, se ele tem pendências financeiras, se fez alguma solicitação e em qual fase está o seu atendimento.

Outra aplicabilidade do sistema é armazenar documentos criptografados em um servidor com segurança certificada. Mas se ainda existirem materiais impressos que precisem ter cópias físicas mantidas, o Atende.net permite saber exatamente onde os papéis foram guardados. Por estar conectado com o serviço de localização do Google Maps, o módulo da IPM indica não só o endereço físico da prefeitura ou de um almoxarifado, mas especifica até a sala e a gaveta onde o papel estiver.

Prefeituras do Brasil que investiram na gestão digital também estão conseguindo eliminar filas e dando a oportunidade e a liberdade para seus contribuintes resolverem problemas com um smartphone, tablet ou computador pessoal conectados à Internet. Ações como agendar consultas médicas, pagar IPTU, solicitar licenciamentos, fazer sugestões e reclamações agora podem ser feitos de qualquer lugar e na hora que o cidadão desejar.

No estado de São Paulo, por exemplo, o município de Sumaré é um exemplo disso. A prefeitura contratou os módulos para cuidar de planejamento e orçamento, execução financeira, folha de pagamento, controle de frota e combustíveis, portal da transparência, portal do cidadão, entre outras rotinas administrativas, digitalmente. Em Minas Gerais, Bom Despacho, município com pouco mais de 50 mil habitantes, já prevê uma economia de R$ 1 milhão por ano. Em Gravataí (RS), cuja população é estimada em 281.519 habitantes, 70% dos processos abertos na prefeitura de são exclusivamente digitais, sem uso de papel. Palhoça (SC), que conta com 171.797 pessoas, de junho de 2018 a junho de 2019, ocorreram 1 milhão e 300 mil acessos no portal digital criado pela IPM, evitando que os cidadãos tivessem que sair de casa para resolver pendências.

Tudo isso comprova que a gestão pública digital é uma das melhores maneiras de gerir uma cidade com sustentabilidade, por meio de um modo inovador e conectado com as exigências atuais que as pessoas esperam de seus governantes. O 63º Congresso Estadual dos Municípios acontece no Campos do Jordão Convention Center, na Avenida Macedo Soares, 499, no bairro Capivari. 

Voltar Voltar para notícias
Compartilhe essa notícia
Compartilhe no Twitter Compartilhe no Facebook Compartilhe no Linkedin
Retornar ao topo da página