6 vantagens da tecnologia nativa WEB na Contabilidade pública

IPM apresenta benefícios da tecnologia para a Contabilidade Pública no Paraná

Contabilidade
01 dez 2021

A IPM Sistemas marcou presença no 5º Fórum Paranaense de Contabilidade, Finanças e Controles Aplicados ao Setor Público, promovido pelo Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRC-PR) no último mês de 2021. O evento, que teve como tema “Informações Contábeis e Cidadania”, foi realizado em Maringá (PR). Durante sua palestra, o gerente de Relações Institucionais da IPM, Sedi Zanella, abordou as características de um governo verdadeiramente digital e destacou 6 benefícios de um sistema de contabilidade pública municipal com tecnologia de última geração nativa WEB.

“Nós trabalhamos na construção de cidades inteligentes há 25 anos. Nos governos verdadeiramente digitais, não se usa mais papel em rotinas como empenhamentos, liquidações, pagamentos, compras, departamento pessoal, e o gestor utiliza assinatura eletrônica nos processos internos. Tudo é feito pela Internet, em um único sistema como o nosso Atende.Net, que é nativo WEB, ou seja, não usa emuladores”, explica Zanella.

Outra vantagem, conforme o gerente, é que o próprio sistema que realiza o trâmite dos processos também faz os lançamentos em contabilidade, folha, arrecadação, compras e em outras áreas da gestão pública. Dessa forma, conquista-se significativa celeridade com redução expressiva de gastos com papéis, impressões, correios, arquivo morto, além do tempo de servidores. Como resultado, tem-se a eficiência e a eficácia da prestação de serviços públicos.

Sedi Zanella palestrou para participantes do Fórum do CRC-PR e também recebeu diversos gestores públicos paranaenses no estande da IPM Sistemas

Características de um governo verdadeiramente digital:

  • Conectado e em sintonia com os anseios da população;
  • Busca oferecer políticas públicas e serviços de melhor qualidade, mais simples, acessíveis a qualquer hora e lugar, e a um custo menor para o cidadão;
  • Reduz o consumo de papel e de impressões, com menos servidores envolvidos nos processos;
  • Tem seus processos circulando de forma digital;
  • Utiliza uma plataforma única de gestão, com cadastro único;
  • Processos já nascem digitais e tramitam via workflow (mapeamento de processos);
  • Usa assinaturas digitais feitas pelo celular;
  • Eficiente, econômico, mais transparente e baseado em dados.

6 vantagens de um sistema com tecnologia nativa WEB na contabilidade pública:

  1. Economia e aumento da segurança: não é mais preciso armazenar documentos físicos (não realizando a sua impressão), pois o sistema armazena os dados de forma virtual. Sendo assim, todos os documentos legais (Livro Diário, Razão, Balancetes, Relatórios Legais) podem ser gerados e armazenados em nuvem;
  2. Reduz a burocracia: com a utilização de ferramentas como Workflow e processo digital, que automatizam as rotinas internas e tornam a comunicação mais rápida e segura;
  3. Qualifica a gestão: por ser um sistema único, as informações da gestão interagem entre as diferentes secretarias e instituições, evitando retrabalho e gerando mais segurança com uma gestão baseada em dados;
  4. Tempo real: dispensa a necessidade de atualizações, que são realizadas de forma automática;
  5. Automatiza rotinas complexas: processos antes manuais ou por importação de arquivos podem ser agora realizados em rotinas automáticas (empenhamento da folha de pagamento, contabilização de receitas e muitas outras);
  6. Transparência: funciona on-line com o Portal de Transparência, tornando a gestão pública mais transparente.

Diferenciais do sistema IPM para contabilidade pública municipal:

Planejamento e Orçamento
  • A partir de um sistema de gestão único, integrado aos outros setores administrativos, é possível realizar o planejamento orçamentário e executá-lo com mais facilidade. Os indicadores ficam disponíveis em tempo real, com todas as informações sobre receitas e despesas armazenadas em nuvem. Desta forma, o gestor pode ter o controle efetivo do setor financeiro.
Gestão Patrimonial e Contábil
  • O sistema de gestão pública da IPM permite fazer controle em tempo real das movimentações realizadas no setor de Patrimônio e Almoxarifado, incluindo lançamentos de depreciação e baixa de depreciação. Assim como gerenciar o empenhamento automático das ordens de compras emitidas pelo setor, sem necessidade de redigitação de dados.
  • Ou seja, conta com as funcionalidades Gerenciador de Empenhos, Restos e Liquidações, Reserva Dotação, Superávit Financeiro, Controle de Multa de Trânsito, Empenhos de Ordens de Compra e Folha de Pagamento, Requisição Contábil, Despesas a Apropriar, Cálculo Retenção de Terceiros, Cadastros, Consultas e Relatórios detalhados.
  • Ainda, permite o envio de dados e relatórios para órgãos reguladores. Com o sistema único integrado ao Portal da Transparência, a atualização acontece em tempo real, com publicação automática dos relatórios legais no portal, permitindo a emissão em diversos formatos.
Gestão Financeira
  • Com o sistema IPM, as movimentações do setor de contabilidade são automaticamente enviadas para o sistema tributário. Débitos de dívida ativa, débitos do exercício e restituições de pagamentos são contabilizados no sistema e armazenados em nuvem. Além do tributário, as informações contábeis também podem ser acessadas pelo setor de planejamento e orçamento, que gerencia os detalhes relacionados ao PPA, LDO e LOA:
  1. Plano Plurianual (PPA): Cadastros, Consultas, Relatórios, Plano de Contas, Previsão de Receita e Despesa, Transferência Financeira, Alteração Orçamentária.
  2. Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO): Cadastros, Consultas, Relatórios, Alienação de Bens, Expansão da Despesa, Memórias de Cálculo, Renúncia de Receita, Riscos Fiscais, Obras e Conservação do Patrimônio.
  3. Lei Orçamentária Anual (LOA): Cadastros, Consultas, Relatórios, Cronograma de Desembolso, Metas de Arrecadação, Programação Cotas de Despesa, Restos e Receita.
Prestação de Contas
  • A partir do sistema unificado da IPM, todas as informações referentes às despesas e receitas são salvas na nuvem e, no momento de prestar contas, os arquivos são gerados em poucos cliques. Depois de gerar os arquivos, o usuário pode enviá-los diretamente para: SIOPE; SIOPS; SICONFI; Lei de Responsabilidade Fiscal; Tribunal de Contas; Programação Financeira; e outros. Outras funcionalidades, como Programação de Pagamentos, Conciliação Bancária, Gerenciador de Cheques, Controle de Diárias e Doações também estão disponíveis na plataforma.
Controle Interno
  • O software de plataforma única 100% em nuvem Atende.Net (que é nativo WEB, sem emuladores) contribui para a transparência das contas públicas, devido à confiabilidade de seus dados contábeis. Por ser um sistema único que reúne as informações de todos os departamentos, facilita a organização e o controle dos processos internos, com geração de gráficos e relatórios completos. Ainda, permite acessar dados de auditorias e instruções normativas ou emitir pareceres e notificações em qualquer momento e horário, por exemplo. Basta contar com um dispositivo com Internet.
> Vídeo: confira 5 passos para ter uma Cidade Inteligente

Para saber mais sobre a tecnologia IPM, leia também:

> Tecnologia IPM está preparada para a Lei do Governo Digital

> IPM tem 88 clientes com boa ou excelente gestão fiscal no Índice Firjan

> Clientes IPM são destaque em ranking de transformação de tributos municipais em qualidade de vida

> Clientes IPM ganham Selo APS de Qualidade do Ministério da Saúde

> Gestão de cemitérios: tecnologia facilita o trabalho das Prefeituras

> Gestão de Obras e Posturas: confira 7 benefícios do uso da tecnologia 

 

Siga a IPM no Linkedin, Facebook, Twitter, Instagram e Youtube

Voltar Voltar para notícias
Compartilhe essa notícia
Compartilhe no Twitter Compartilhe no Facebook Compartilhe no Linkedin
Retornar ao topo da página