Timbó conquista Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor - IPM

Timbó conquista Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor

Cases
20 maio 2016

Município cliente da IPM utiliza sistema que otimiza processos licitatórios.

O prefeito de Timbó, Laércio Schuster Júnior, foi homenageado na 9ª edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor. Ele foi o único, entre os seis prefeitos finalistas de Santa Catarina, a levar o prêmio nacional. O evento, que contou com 148 prefeitos de todo o Brasil, concorrendo em seis categorias, reconheceu ações das cidades que incentivaram os pequenos negócios, entre os anos de 2015 e 2016. O município de Timbó, no Vale do Itajaí, em Santa Catarina, é cliente da IPM Sistemas com a solução em nuvem Atende.Net, que oferece tecnologia para a gestão pública.

O administrador municipal venceu na categoria “Compras Governamentais de Pequenos Negócios”, com o projeto “Timbó Empreendedor: Uso do Poder de Compras Governamentais como Vetor de Desenvolvimento Local”. Esse eixo temático destaca o conjunto de ações desenvolvidas pelas prefeituras com foco na ampliação das aquisições de bens e serviços provenientes de pequenos negócios locais.

O projeto vencedor trouxe inúmeros benefícios aos quase 40 mil habitantes do município. Um dos principais resultados foi o aumento na participação de empresas regionais em editais licitatórios. Em Timbó, cerca de 65% das compras realizadas pela prefeitura são com empreendedores locais, enquanto que a média nacional é de 30%. O município realiza licitações exclusivas para micro e pequenas empresas nas compras de até R$ 80 mil. Também passou a adotar e lançar editais com a previsão de cotas de até 25% em licitações em que os valores são superiores a R$ 80 mil.

“Ao priorizar os pequenos negócios, nossa administração estimula e incentiva a participação desses empreendimentos nos processos licitatórios e compras públicas. Com isso, o dinheiro do público permanece circulando na economia do município, fomenta o desenvolvimento do empreendedorismo e dos pequenos negócios, e gera mais renda e qualidade de vida para a população timboense”, explica o prefeito Laércio Schuster Júnior.

Gestão pública em nuvem

O município de Timbó é usuário da tecnologia cloud computing Atende.Net, desenvolvida pela IPM. O sistema de gestão pública em nuvem substituiu a utilização de software na versão desktop, proporcionando economia e eficiência na execução de processos administrativos.

Os processos licitatórios da Prefeitura de Timbó contam com o auxílio de um moderno módulo do Atende.Net, que otimiza o procedimento e confere maior transparência às compras públicas. Com acesso ágil e seguro pela internet, os interessados conseguem acompanhar on-line todas as etapas da licitação.

Os servidores municipais podem ainda operar um workflow com os dados referentes ao andamento do processo. Há também ferramentas que avisam, automaticamente e com antecedência, o gestor de compras quando um contrato está vencendo, a fim de iniciar um processo de renovação ou troca de fornecedor.

No município, estão sendo utilizados ainda os módulos de Contabilidade, Tributário, RH, Suprimentos e Nota Fiscal Eletrônica, além de aplicações para os portais da Transparência e do Cidadão. No Sul do País, mais de 120 instituições públicas, entre prefeituras, câmaras de vereadores, autarquias e fundações migraram seus programas de gestão para a tecnologia da IPM.

Voltar Voltar para notícias
Compartilhe essa notícia
Compartilhe no Twitter Compartilhe no Facebook Compartilhe no Linkedin
Retornar ao topo da página