A gestão pública está avançando na digitalização de seus processos, mas é preciso acelerar. Afinal, a realidade ainda mostra entidades brasileiras acumulando pilhas de papel, trabalhando com morosidade e falta de transparência. Cenário esse que já está mudando no Paraná, onde diversos municípios adotaram a tecnologia da IPM Sistemas, pioneira em soluções 100% em nuvem, para a modernização digital da gestão pública.
Por exemplo, as Prefeituras de Campo Largo, Guaíra, Lapa, Marechal Cândido Rondon, Mercedes, Paranaguá e Rio Negro já oferecem autoatendimento ao cidadão, facilitando o acesso a diversos serviços com agilidade e sem filas. E também implementaram, em 2021, o pagamento de taxas e impostos via Pix, recebendo, juntos, mais de R$ 3,8 milhões em menos de quatro meses com a modalidade.
A boa gestão também se reflete no Índice de Governança Municipal (IGM-CFA) de 2021 do Conselho Federal de Administração, divulgado em agosto. Cascavel e Araucária ficaram, respectivamente, em 6° e 8º lugares no Grupo 8, enquanto Castro ocupa a 9ª posição do Grupo 5, no Paraná.
“Nós trabalhamos na construção de cidades inteligentes há 25 anos. As Prefeituras que utilizam o Atende.Net não precisam de papel em rotinas como empenhamentos, liquidações, pagamentos, compras, departamento pessoal, e o gestor pode utilizar assinatura digital nos processos internos, tudo pela Internet, tudo em um único sistema”, explica Sedi Zanella, gerente de Relações Institucionais da IPM Sistemas.
E com uma grande vantagem: o próprio sistema utilizado no trâmite de processos também realiza os lançamentos em contabilidade, folha, arrecadação, compras e em outras áreas. “O resultado é uma gestão baseada em dados, com redução de gastos com correios, papéis, arquivo morto, além do tempo de servidores e, em especial, maior celeridade e eficácia na prestação de serviços públicos”, completa Zanella.
Por fim, destacamos os principais benefícios do uso da tecnologia na gestão pública. Confira!
Estudo lançado neste ano mediu a transformação de tributos municipais em qualidade de vida nos 100 maiores municípios brasileiros. O Índice de Retorno do Tributo Municipal (IRTM) foi elaborado pela consultoria especializada Assertif, que divulgou o ranking final em setembro de 2021. Cascavel foi muito bem avaliado, ficando no Top 15 Nacional, em 13º lugar. Ainda, foi o 3º melhor avaliado tanto no recorte estadual (PR) quanto na Região Sul.
De acordo com o prefeito Leonaldo Paranhos, esse ótimo posicionamento é fruto de um longo processo de planejamento iniciado quando assumiu a Prefeitura em janeiro de 2017. O objetivo era claro: fazer uma boa gestão do orçamento e, sem aumentar impostos e taxas, melhorar a arrecadação e investir na qualidade da prestação dos serviços públicos.
“Seguimos o caminho de melhorar, de fato, a eficiência da nossa possibilidade de cobrar impostos daquilo que tínhamos. Aí tiramos a burocracia para liberar alvarás, habite-se, construções, porque isso também aumenta a nossa capacidade de arrecadação”, explica Paranhos.
Dessa forma, o setor produtivo privado local ganhou rapidez e agilidade em seus processos. “E isso tudo nos deu uma capacidade maior de arrecadação. Mudamos o conceito da nossa fiscalização na Secretaria de Finanças, criando um modelo diferente de orientação, detectando os problemas que tem e dando a possibilidade desse contribuinte resolver antes que vire uma dívida ativa”, completa Paranhos.
Trabalho que precisava ser embasado em dados e facilitado por tecnologia de ponta para ser eficiente.
“Então implantamos o sistema da IPM, que possibilitou, sem aumentar impostos ou alíquotas, chegarmos a arrecadar 54% a mais. Inclusive, fizemos uma nova licitação, e mesmo assim tivemos economia. Então tenho satisfação de ter hoje uma ferramenta que nos dá a condição de estarmos aí, nesse ranking importante desse conceito do retorno dos impostos municipais”, finaliza Paranhos.
Outro exemplo de destaque nacional pela boa gestão vem da área da Saúde, com Castro e Santa Helena, que receberam o Selo Atenção Primária de Qualidade do governo federal. Em junho, o Ministério da Saúde condecorou 225 municípios brasileiros pela qualidade da gestão pública em saúde diante da pandemia. E os dois municípios paranaenses estão na lista.
A digitalização de todos os processos no setor de saúde contribuiu para a boa performance de Castro, permitindo decisões orientadas por dados, principalmente na distribuição dos recursos orçamentários. “Agora conseguimos identificar melhor as demandas por exames e fazer uma melhor gestão”, explica a secretária municipal de Saúde, Maria Lidia Kravutschke. Afinal, toda a rotina do paciente está no sistema.
“Hoje temos o Prontuário Eletrônico presente em toda a rede de saúde de atenção primária, e tudo se dá através do programa da IPM. Com isso, o usuário tem maior resolutividade. Ele consegue resolver seus problemas dentro do seu território, então não é mais necessário ficar se deslocando para agendar exames ou pegar resultados. Isso foi um grande diferencial para o fortalecimento da atenção primária”, explica Maria Lidia.
A secretária de Saúde de Santa Helena, Cristiani Mozer Binko, também comemora os bons resultados impulsionados pelo uso da tecnologia.
“O mérito dessa conquista é de todos os servidores da Saúde, que desempenham um excelente papel. Mas é mérito também do sistema da IPM, que facilita muito a comunicação e o registro dessas informações”, destaca Cristiani.
A Prefeitura de Araucária qualificou a gestão municipal em 2018, ao adotar a tecnologia 100% em nuvem e com cadastro único da IPM. Em poucos meses, já realizava muitos procedimentos sem a necessidade de papel. Atualmente, são tramitados mais de 100.000 processos digitais por ano na Prefeitura.
Inclusive, a Prefeitura chegou a ser objeto de uma ação civil pública por parte do Ministério Público no passado, porque não tinha dados em tempo real e na qualidade necessária para garantia da transparência. Com a modernização digital utilizando o sistema IPM, agora figura entre os 10 municípios com Portal da Transparência mais bem avaliados no Estado.
São muitos os benefícios de trabalhar com uma base de dados única e compartilhada entre os departamentos. O contador geral da Prefeitura de Araucária, Luiz Carlos Moreira, cita como exemplo o arquivo gerado na gestão de pessoas, que é o mesmo que chega no setor de finanças para fins de empenho e de pagamento.
“Hoje empenhar uma folha de pagamento demora, no máximo, um dia. Nos sistemas antigos, chegou a demorar quase uma semana”, relata Moreira.
Essa base única também evita duplicidade de dados, bem elimina a redigitação de informações para cada setor.
“Aqui em Araucária, quando foi migrado, eram cinco softwares diferentes. Então, para cada CPF, foram cinco cadastros que precisaram ser migrados. E foi bem tranquilo. A melhor coisa do mundo é gerenciar um software só, ter acesso e controle de tudo com um software só, com base única”, destaca o diretor de TI de Araucária (PR), Nayron Hubel.
O sistema 100% em nuvem também foi fundamental durante o lockdown forçado pela pandemia de Covid-19. A Prefeitura de Araucária não parou. Inclusive, adotou o sistema de ponto com registro via aplicativo Atende.Net já em março de 2020.
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