Tecnologia IPM: Prefeituras do PR têm destaque com modernização digital

Tecnologia IPM: Prefeituras do PR ganham destaque com a modernização digital

Cases
21 set 2021

A gestão pública está avançando na digitalização de seus processos, mas é preciso acelerar. Afinal, a realidade ainda mostra entidades brasileiras acumulando pilhas de papel, trabalhando com morosidade e falta de transparência. Cenário esse que já está mudando no Paraná, onde diversos municípios adotaram a tecnologia da IPM Sistemas, pioneira em soluções 100% em nuvem, para a modernização digital da gestão pública.

Por exemplo, as Prefeituras de Campo Largo, Guaíra, Lapa, Marechal Cândido Rondon, Mercedes, Paranaguá e Rio Negro já oferecem autoatendimento ao cidadão, facilitando o acesso a diversos serviços com agilidade e sem filas. E também implementaram, em 2021, o pagamento de taxas e impostos via Pix, recebendo, juntos, mais de R$ 3,8 milhões em menos de quatro meses com a modalidade.

A boa gestão também se reflete no Índice de Governança Municipal (IGM-CFA) de 2021 do Conselho Federal de Administração, divulgado em agosto. Cascavel e Araucária ficaram, respectivamente, em 6° e 8º lugares no Grupo 8, enquanto Castro ocupa a 9ª posição do Grupo 5, no Paraná.

“Nós trabalhamos na construção de cidades inteligentes há 25 anos. As Prefeituras que utilizam o Atende.Net não precisam de papel em rotinas como empenhamentos, liquidações, pagamentos, compras, departamento pessoal, e o gestor pode utilizar assinatura digital nos processos internos, tudo pela Internet, tudo em um único sistema”, explica Sedi Zanella, gerente de Relações Institucionais da IPM Sistemas.

E com uma grande vantagem: o próprio sistema utilizado no trâmite de processos também realiza os lançamentos em contabilidade, folha, arrecadação, compras e em outras áreas. “O resultado é uma gestão baseada em dados, com redução de gastos com correios, papéis, arquivo morto, além do tempo de servidores e, em especial, maior celeridade e eficácia na prestação de serviços públicos”, completa Zanella.

Para exemplificar como o uso da tecnologia IPM está qualificando a gestão pública paranaense, listamos abaixo os seguintes casos práticos:
  • Cascavel é destaque nacional na transformação de tributos municipais em qualidade de vida
  • Castro e Santa Helena são condecorados pelo Ministério da Saúde
  • Araucária trabalha com eficiência e rapidez após implantar cadastro único 100% digital

Por fim, destacamos os principais benefícios do uso da tecnologia na gestão pública. Confira!

> Vídeo: como a tecnologia IPM ajuda a construir Cidades Inteligentes

Cascavel é destaque nacional na transformação de tributos municipais em qualidade de vida

Estudo lançado neste ano mediu a transformação de tributos municipais em qualidade de vida nos 100 maiores municípios brasileiros. O Índice de Retorno do Tributo Municipal (IRTM) foi elaborado pela consultoria especializada Assertif, que divulgou o ranking final em setembro de 2021. Cascavel foi muito bem avaliado, ficando no Top 15 Nacional, em 13º lugar. Ainda, foi o 3º melhor avaliado tanto no recorte estadual (PR) quanto na Região Sul.

De acordo com o prefeito Leonaldo Paranhos, esse ótimo posicionamento é fruto de um longo processo de planejamento iniciado quando assumiu a Prefeitura em janeiro de 2017. O objetivo era claro: fazer uma boa gestão do orçamento e, sem aumentar impostos e taxas, melhorar a arrecadação e investir na qualidade da prestação dos serviços públicos.

“Seguimos o caminho de melhorar, de fato, a eficiência da nossa possibilidade de cobrar impostos daquilo que tínhamos. Aí tiramos a burocracia para liberar alvarás, habite-se, construções, porque isso também aumenta a nossa capacidade de arrecadação”, explica Paranhos. 

Dessa forma, o setor produtivo privado local ganhou rapidez e agilidade em seus processos. “E isso tudo nos deu uma capacidade maior de arrecadação. Mudamos o conceito da nossa fiscalização na Secretaria de Finanças, criando um modelo diferente de orientação, detectando os problemas que tem e dando a possibilidade desse contribuinte resolver antes que vire uma dívida ativa”, completa Paranhos.

Trabalho que precisava ser embasado em dados e facilitado por tecnologia de ponta para ser eficiente.

“Então implantamos o sistema da IPM, que possibilitou, sem aumentar impostos ou alíquotas, chegarmos a arrecadar 54% a mais. Inclusive, fizemos uma nova licitação, e mesmo assim tivemos economia. Então tenho satisfação de ter hoje uma ferramenta que nos dá a condição de estarmos aí, nesse ranking importante desse conceito do retorno dos impostos municipais”, finaliza Paranhos.

Castro e Santa Helena são condecorados pelo Ministério da Saúde

Outro exemplo de destaque nacional pela boa gestão vem da área da Saúde, com Castro e Santa Helena, que receberam o Selo Atenção Primária de Qualidade do governo federal. Em junho, o Ministério da Saúde condecorou 225 municípios brasileiros pela qualidade da gestão pública em saúde diante da pandemia. E os dois municípios paranaenses estão na lista.

A digitalização de todos os processos no setor de saúde contribuiu para a boa performance de Castro, permitindo decisões orientadas por dados, principalmente na distribuição dos recursos orçamentários. “Agora conseguimos identificar melhor as demandas por exames e fazer uma melhor gestão”, explica a secretária municipal de Saúde, Maria Lidia Kravutschke. Afinal, toda a rotina do paciente está no sistema.

“Hoje temos o Prontuário Eletrônico presente em toda a rede de saúde de atenção primária, e tudo se dá através do programa da IPM. Com isso, o usuário tem maior resolutividade. Ele consegue resolver seus problemas dentro do seu território, então não é mais necessário ficar se deslocando para agendar exames ou pegar resultados. Isso foi um grande diferencial para o fortalecimento da atenção primária”, explica Maria Lidia.

A secretária de Saúde de Santa Helena, Cristiani Mozer Binko, também comemora os bons resultados impulsionados pelo uso da tecnologia.

“O mérito dessa conquista é de todos os servidores da Saúde, que desempenham um excelente papel. Mas é mérito também do sistema da IPM, que facilita muito a comunicação e o registro dessas informações”, destaca Cristiani.

Araucária trabalha com eficiência e rapidez após implantar cadastro único 100% digital

 A Prefeitura de Araucária qualificou a gestão municipal em 2018, ao adotar a tecnologia 100% em nuvem e com cadastro único da IPM. Em poucos meses, já realizava muitos procedimentos sem a necessidade de papel. Atualmente, são tramitados mais de 100.000 processos digitais por ano na Prefeitura.

Inclusive, a Prefeitura chegou a ser objeto de uma ação civil pública por parte do Ministério Público no passado, porque não tinha dados em tempo real e na qualidade necessária para garantia da transparência. Com a modernização digital utilizando o sistema IPM, agora figura entre os 10 municípios com Portal da Transparência mais bem avaliados no Estado.

São muitos os benefícios de trabalhar com uma base de dados única e compartilhada entre os departamentos. O contador geral da Prefeitura de Araucária, Luiz Carlos Moreira, cita como exemplo o arquivo gerado na gestão de pessoas, que é o mesmo que chega no setor de finanças para fins de empenho e de pagamento. 

“Hoje empenhar uma folha de pagamento demora, no máximo, um dia. Nos sistemas antigos, chegou a demorar quase uma semana”, relata Moreira.

Essa base única também evita duplicidade de dados, bem elimina a redigitação de informações para cada setor.

“Aqui em Araucária, quando foi migrado, eram cinco softwares diferentes. Então, para cada CPF, foram cinco cadastros que precisaram ser migrados. E foi bem tranquilo. A melhor coisa do mundo é gerenciar um software só, ter acesso e controle de tudo com um software só, com base única”, destaca o diretor de TI de Araucária (PR), Nayron Hubel.

O sistema 100% em nuvem também foi fundamental durante o lockdown forçado pela pandemia de Covid-19. A Prefeitura de Araucária não parou. Inclusive, adotou o sistema de ponto com registro via aplicativo Atende.Net já em março de 2020.

> Mídia: Modernização digital das Prefeituras paranaenses foi destaque no portal de  Mirian Gasparin   

Modernização das Prefeituras paranaenses IPM Sistemas

Confira os principais benefícios do uso da tecnologia na gestão pública:

  • Economia aos cofres públicos – a computação 100% em nuvem elimina investimentos em servidores de banco de dados e o Centro de Processamento de Dados (CPD) dentro das Prefeituras. Também não há necessidade de aplicativos e cabeamentos estruturados, bem como manutenções. Além disso, gera economia com papel, material de escritório, Correios e arquivo morto.
  • Acessibilidade – um sistema 100% em nuvem permite acesso às informações 24h por dia, a partir de dispositivos com Internet. Dessa forma, os gestores públicos podem tramitar e assinar documentos digitalmente, bem como cruzar dados e gerar indicadores em tempo real, tornando a administração pública mais ágil e qualificada.
  • Aumento da arrecadação – Prefeituras que operam com um sistema de cadastro único e possuem a informação em tempo real, controlam melhor a receita própria e são mais assertivos na fiscalização. Por exemplo, fica mais fácil verificar históricos e cobranças dos impostos municipais, como o IPTU, ISS, ITBI, reduzindo a inadimplência. Por outro lado, também ganham funcionalidades que melhoram a fiscalização de tributos, evitando a sonegação. Entre elas, emissão de Nota Fiscal Eletrônica (NFS-e), implantação de Nota Fiscal Premiada e um maior controle do ISSQN Bancos, entre outros.
  • Maior transparência – com uma plataforma única, a atualização dos dados acontece em tempo real, a publicação no Portal da Transparência é instantânea. Uma demanda tão importante que o Governo Federal publicou o Decreto nº 10.540/2020, criando novas regras para o Siafic, as quais entrarão em vigor no dia 1° de janeiro de 2023. Entre as determinações, está a exigência de único sistema para todo o ente federativo, que seja integrado aos sistemas estruturantes (gestão de pessoas, patrimônio, controle, etc), que reúna o registro de todos os atos e fatos da administração orçamentária, financeira e patrimonial, permitindo atualização e disponibilização dos dados em tempo real à população. Ou seja, não serão mais aceitos softwares de fornecedores diferentes, tampouco integrações que usem rotinas de atualização (com digitação, carregamento de dados, Webservice, API, etc), nem bases de dados não integradas.
  • Automação de processos – a computação em nuvem permite a implantação de fluxos digitais (Workflow), para facilitar e agilizar os processos de todos os departamentos, do RH aos lançamentos tributários, como: solicitações de segunda via de Alvará de construção ou Habite-se, inscrição, alteração e baixa de cadastro econômico, entre outros. Esses lançamentos então são disponibilizados ao cidadão através do Portal de Autoatendimento da Prefeitura e/ou de aplicativo.
  • Home Office – as Prefeituras que utilizam o sistema IPM não pararam nem mesmo durante a pandemia de Covid-19, diante da necessidade de lockdown para frear a transmissão da doença. Por contarem com um sistema 100% em nuvem e acesso 24h aos dados de qualquer lugar, foi possível gerar a folha de pagamento e prestar contas aos órgãos reguladores sem sair de casa, por exemplo. Da mesma forma, os cidadãos continuaram acessando o sistema dessas Prefeituras para solicitar e/ou acompanhar suas demandas.
  • Fim das filas – com a oferta do autoatendimento à população, é qualificada a prestação de serviços públicos. Por exemplo, o cidadão pode agendar consultas, pagar ou parcelar impostos e taxas, pegar resultado de exames médicos, solicitar abertura de uma empresa, etc. Tudo sem precisar de papel ou falar com um Servidor público, sem deslocamentos, trânsito ou filas. Basta usar o celular. 

> Vídeo: confira 5 passos para ter uma Cidade Inteligente

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