Receita de Indaial cresce R$ 200 mil depois do uso do Atende.Net - IPM

Receita de Indaial cresce R$ 200 mil depois do uso do Atende.Net

Cases
23 set 2016

Maior controle dos débitos e agilidade na cobrança do IPTU melhoraram as contas da cidade.

Em plena crise, o município de Indaial, no Vale do Itajaí, viu a receita mensal correspondente ao Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) crescer 30% após a implantação do Atende.Net. A cidade, com pouco mais de 65 mil habitantes, teve de lidar por muito tempo com a inadimplência de parte dos 22 mil contribuintes, principalmente nesse tributo, considerado um dos mais importantes para a saúde financeira do município. Em anos com adversidades econômicas, a situação tende a ser mais delicada porque as dívidas públicas passam a ser as últimas das prioridades financeiras. Como a cobrança é mais lenta, muitos preferem pagar outras contas — e a Prefeitura percebe o impacto.

A partir do uso da solução, desenvolvida pela IPM Sistemas, o valor mensal da arrecadação com o IPTU saiu dos R$ 878 mil para R$ 1,2 milhão — descontada a inflação, uma diferença de cerca de R$ 200 mil. A maior parte correspondia a valores vincentes, ou seja, parcelas ou impostos integrais que não estavam atrasados. O secretário de Administração e Finanças de Indaial, Márcio Ferrari, atribui essa característica à mensagem de organização que a Prefeitura passa ao investir em fiscalização tributária.

“O cidadão acaba entendendo que nós estamos cuidando das contas e que a inadimplência será combatida. É quase um efeito ‘psicológico’, que faz o contribuinte querer manter as contas em dia porque sabe que é o melhor pra ele e para a cidade”, avalia.

Segundo Ferrari, a gestão da dívida ativa antes da digitalização era muito reduzida. Após a implantação do Atende.Net, a secretaria sistematizou as rotinas para evitar que a cobrança se arrastasse por meses — e até anos — sem retorno para a cidade. Agora, os técnicos conseguem fazer um comunicado ao devedor alertando sobre o débito e informando que se os valores não forem pagos, podem ser protestados em cartório ou irem para a execução fiscal. Só com esse procedimento, os valores recebidos da dívida ativa mensalmente também subiram — em média 30%, saindo dos cerca de R$ 150 mil para quase R$ 200 mil por mês.

A plataforma que está funciona em Indaial é semelhante a que já opera em Rio do Sul, mas leva em conta peculiaridades locais. Por meio do sistema, é possível fazer o acompanhamento dos processos que já foram para o Fórum, o comportamento da dívida e administrar os bens penhorados on-line. O sistema também ajudou a Prefeitura a identificar, na metade deste ano, R$ 423 mil em ISS que podem não ter sido recolhidos por um banco da cidade.

Voltar Voltar para notícias
Compartilhe essa notícia
Compartilhe no Twitter Compartilhe no Facebook Compartilhe no Linkedin
Retornar ao topo da página