Portal do Cidadão IPM registra até 1 milhão de acessos em autoatendimento. - IPM

Portal do Cidadão IPM registra até 1 milhão de acessos em autoatendimento.

Cases
29 jun 2015

Serviços como emissão de alvarás e certidões negativas disponíveis na web reduzem filas e otimizam trabalho em órgãos públicos. 

A tecnologia web introduzida no mercado pelas empresas para o autoatendimento do consumidor vem sendo incorporada por prefeituras na prestação de serviços ao contribuinte. Por meio de Portais do Cidadão, órgãos municipais criam um canal com a população que gera economia de tempo e de recursos, além de comodidade ao usuário. As ferramentas são acessíveis por qualquer dispositivo móvel e permitem consultar alvarás e imprimir guias de tributos (IPTU), emitir Certidões Negativas, entre outros serviços, antes realizados apenas presencialmente, nas prefeituras. A IPM Informática, empresa especializada em sistemas de gestão pública, desenvolveu e implantou o Portal do Cidadão em mais de 300 prefeituras no país e monitora os resultados. 

“Cada vez que um morador utiliza o Portal do Cidadão, ele economiza o seu tempo, pois não precisa se deslocar até a prefeitura, reduz as filas de atendimento no órgão, e gera redução de custos ao município, com papel, por exemplo”, explica Aldo Mees, diretor-presidente da IPM. 

Nos últimos 12 meses, até junho de 2015, a prefeitura de Palhoça, município de 154 mil habitantes na Grande Florianópolis (SC), registrou a marca de 1,1 milhão de operações de autoatendimento no sistema Atende.Net, da IPM. Os acessos incluem contribuintes, servidores e fornecedores da prefeitura, que usufruem de dezenas de serviços que podem ser resolvidos pela internet, sem a necessidade de buscar o balcão do município. 

O serviço de emissão de guias de IPTU responde pela maior parte das operações em um ano na cidade, com mais de 233 mil consultas e mais de 30 mil emissões de guias. A seguir, vêm as emissões de contracheques e Certidão Negativa de Débitos, junto com a Consulta de Protocolo para acompanhamento de processos em trâmite na prefeitura. Todos esses serviços envolveram entre 100 mil e 200 mil acessos nos últimos 12 meses. 

A partir das possibilidades de autosserviço oferecidas pelo Atende.Net, a secretaria de Administração de Palhoça vem realizando um mapeamento para a implantação de novos módulos de autoatendimento via internet à população. 

“Um número de acessos tão expressivo ao Portal do Cidadão é excelente indicativo para o município, que projeta a implantação de cidade digital. Os acessos indicam que a política de governo eletrônico, traçada pelo prefeito Camilo Martins, vai ao encontro das funcionalidades disponíveis pela Plataforma Atende.Net”, indica a secretária de Administração, Cristina Schwinden. 

Alguns dos serviços de autoatendimento são realizados com documentos totalmente digitais, sem a necessidade de imprimir nenhum arquivo. Nestes casos, para dar mais segurança, a IPM utiliza ferramentas de certificação digital (e-CPF  e e-CNPJ padrão ICP Brasil), que aceitam assinaturas digitais, com validade jurídica. Na prefeitura, cada processo solicitado é encaminhado diretamente para o setor responsável, através do sistema de gestão, interligado com o Portal do Cidadão. 

Prefeituras disponibilizam até demandas mais simples 

Fazer download da guia de IPTU na Internet, por exemplo, é uma opção de autoatendimento conhecida pelo contribuinte em todas os municípios que utilizam sistema web, mas à medida que o autoatendimento se consolida, as prefeituras podem customizar as opções, levando para a web até as demandas mais simples e curiosas. Em Indaial, no Vale do Itajaí (SC), entre as quase 290 mil operações utilizadas figura, por exemplo, a solicitação de irrigação de rua. Foram 11 pedidos online nos últimos 12 meses, ao lado de opções como solicitação de iluminação pública, de serviços de tubulação e esgoto e remoção de galhos e entulhos. 

O município de Concórdia, no Oeste Catarinense, que com pouco mais de 72 mil habitantes ultrapassou a marca de 540 mil operações de autoatendimento no portal, acrescentou ao sistema opções como tapa-buracos e conserto de calçamento. A secretária de Administração do município, Beatriz da Silva Rosa, explica a relevância de disponibilizar o protocolo online até dos serviços mais básicos. “O Portal Web é um sistema de gestão pública que demonstra respeito ao contribuinte, com agilidade e transparência nas informações. Além disso, permite que a Administração e o cidadão construam uma relação de confiança, com avaliação contínua da execução dos programas do Governo”, diz.

No Estado do Paraná, a prefeitura de Pinhais foi outro destaque, que registrou mais de
265 mil atendimentos via internet em 12 meses, com destaque para a Emissão de Certidão Negativa de Débitos (94.553), IPTU (26.800) e Alvarás (15.744).

Autoatendimento junho de 2014 a junho de 2015

Município Habitantes Autoatendimentos IPTU Certidão Negativa
Palhoça (SC) 154.244 1.170.320 233.360 120.552
Concórdia (SC) 72.000 540.702 6.980 75.472
Indaial (SC) 54.854 289.20 35.080 28.092
Pinhais (PR) 117.008 265.986 26.800 94.553

 

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