Gravataí completa três anos de mudança no sistema - IPM

Gravataí completa três anos de mudança no sistema

Cases
18 jan 2016

Atende.net, desenvolvido pela empresa IPM, trouxe mais transparência à Gestão Pública, além de facilidades e benefícios ao cidadão

Há três anos, no dia 15 de janeiro de 2013, a Prefeitura de Gravataí firmou uma parceria com a empresa IPM – Sistemas de Gestão Pública, que foi o ponto de partida para a mudança completa no sistema de informática da Administração Municipal e que trouxe ao município reconhecimento pela transparência da gestão pública.

Na época, o prefeito Marco Alba classificou a data como “histórica”, já que era um “passo concreto para a implantação de um sistema e de ferramentas para a modernização da gestão”. A mudança para o Cloud Computing e o Atende.net trouxe ao cidadão gravataiense mais facilidade, agilidade e transparência dos serviços públicos.

Facilidades

De janeiro a abril de 2014, o novo site obteve mais de 400 mil acessos aos serviços oferecidos no portal. Foi em abril de 2014 também que a Prefeitura emitiu o primeiro alvará online. Além desse, muitos outros serviços foram facilitados com o novo sistema e as Secretarias foram se adaptando, como por exemplo a Secretaria Municipal de Desenvolvimento urbano (SMDUR), que em julho de 2015 passou a disponibilizar 12 novos serviços de autoatendimento para o cidadão.

Todos os serviços funcionam com um simples cadastro de dados pessoais, onde o cidadão pode fazer solicitações e emissão de documentos sem sair de casa, nem enfrentar filas em guichês municipais. Essa tecnologia simplifica inúmeros processos burocráticos, agiliza o atendimento, aumenta o ganho de produtividade e reduz o retrabalho nas repartições a partir da integração de diversos setores. Atualmente, a Prefeitura de Gravataí oferece mais de 800 serviços à disposição da população.

Transparência e Reconhecimento

Além de facilitar ao cidadão o acesso aos serviços, a mudança no sistema também aumentou a transparência da administração municipal. Essa melhora foi reconhecida pelo Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCE-RS), em 2014 e em 2015. Por duas vezes consecutivas a Prefeitura de Gravataí recebeu o selo digital “Prêmio Boas Práticas de Transparência na Internet”.

Dentre os critérios avaliados pelo órgão para a entrega do prêmio estavam exigências como a disponibilização de endereços e telefones das unidades, divulgação da relação nominal dos servidores públicos e da respectiva remuneração, dados sobre licitações, contratos celebrados e registros de despesas. O prêmio recebido por dois anos consecutivos é um reconhecimento pelas práticas adotadas pelo Executivo Municipal em cumprimento às Leis de Acesso à Informação (LAI) e de Responsabilidade Fiscal.

O TCE-RS e a Associação dos Diários do Interior (ADI) reconheceram novamente a Prefeitura de Gravataí em dezembro de 2015 em prol da transparência nas contas públicas, concedendo ao município o prêmio Mendes Ribeiro Filho. Das 16 cidades premiadas, Gravataí foi a única da Região Metropolitana de Porto Alegre a receber esta distinção.

O último ano foi de muitas premiações para Gravataí. No anuário “As Melhores Cidades do Brasil 2015”, publicado pela revista Istoé, em parceria com a Austin Rating, a principal empresa de avaliação de oportunidades no país, Gravataí foi a melhor colocada em diversos indicadores. A cidade alcançou o primeiro lugar no Rio Grande do Sul nas categorias Execução do Orçamento Geral, Execução do Orçamento entre cidades de grande porte, Sustentabilidade Financeira Geral, Sustentabilidade Financeira entre cidades de grande porte e Aplicação na Saúde e na Educação.

Benefício para o cidadão

Para o prefeito Marco Alba, esse serviço realizado pela IPM veio de encontro com a proposta inicial da gestão e trouxe inúmeros benefícios ao cidadão. “A IPM, com o sistema Atende.net, nos ajudou para que o trabalho de transparência na informação e gestão pública, proposta pela nossa gestão desde o primeiro momento do mandato, fosse reconhecido com a conquista dos prêmios Boas Práticas de Transparência, por dois anos seguidos, e Mendes Ribeiro Filho, disponibilizados pelo TCE. Estamos colhendo os frutos de um trabalho focado na transparência das ações, ampliando o acesso à informação para toda a comunidade. Com isso, ampliamos o controle da população sobre os processos da Prefeitura e a confiabilidade nas ações, garantindo mais modernidade e rapidez no acesso aos serviços da Prefeitura”, disse.

A IPM é pioneira no segmento Cloud Computing para Gestão Pública. Foram investidos mais de R$ 15 milhões no Atende.net. A grande vantagem do sistema é que dispensa o investimento em infraestrutura, servidores físicos, cabeamento e softwares básicos, inclusive de manutenção destes ativos.

Caroline Weigel

IPM Sistemas

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