Gestão Pública de Sucesso: Prefeitura de Pomerode digitaliza processos e garante melhoria no atendimento aos cidadãos - IPM

Gestão Pública de Sucesso: Prefeitura de Pomerode digitaliza processos e garante melhoria no atendimento aos cidadãos

Cases
26 mar 2020

Conhecida como a pequena Alemanha no Brasil, a cidade de Pomerode herda o nome da região norte alemã, a Pomerânia, de onde vieram muitos dos seus colonizadores.

A pequena cidade tem cerca de 30 mil habitantes, localizada no Médio Vale do Rio Itajaí-Açú, em Santa Catarina.

O local é reconhecido por suas tradições alemãs e por oferecer aos seus cidadãos, uma ótima qualidade de vida.

Mas essa qualidade não se limita apenas as belas paisagens, como também se mostra no atendimento eficiente da Prefeitura Municipal aos cidadãos, que vem aumentando seu desempenho.

Isso se deve a digitalização dos processos que antes eram tramitados através do papel e hoje são realizados em alguns cliques, tudo online.

Essa modernização trouxe muitos benefícios para os servidores, pois as atividades ficaram mais práticas, facilitando o trabalho de todos e proporcionando mais produtividade.

Os processos envolvendo solicitação de compras, emissão de folha de pagamento, seleção de documentos necessários para prestar contas que antes demorava muitos dias para realizar, hoje é realizada em pouco tempo.

Vale ressaltar que o processo de controle sobre os tributos cobrados pelo município foi facilitado significativamente.

Hoje, o município pode monitorar o extrato do cidadão, e alertar sobre a data de vencimento do IPTU via mensagem para celular, por exemplo.

 

Gestão Pública de Sucesso: Aumento na Receita de Pomerode

Em consequência, a Prefeitura teve em 2019 um aumento de 19,29% comparado ao ano de 2018 no valor da Receita Própria, que é a soma dos tributos arrecadados pelo município.

São tributos obrigatórios aos cidadãos: ISS (ou ISSQN), ITBI, IPTU, Contribuições de Melhoria, Taxas de Alvará/Licenciamento e Taxa de Coleta de Lixo.

Isso é possível, pois Sistema Único do Atende.Net garante ao município o controle completo das atividades realizadas por cada cidadão que envolvem a gestão pública.

O gestor tem acesso a todas as informações pelo extrato do cidadão que está disponível na plataforma em uma única tela. Dados como:

  • Débitos: apresenta os débitos pagos e em aberto, tais como pagamento de IPTU, taxas para emissão de documentos e tudo que estiver relacionado a tributos para o município;
  • Atendimentos em sistemas de saúde: indica se o cidadão precisou das unidades de saúde e quais procedimentos foram realizados;
  • Solicitações feitas: como notas fiscais, alvarás, declarações, certidões, entre outas.

Ainda sobre as facilidades no trabalho dos servidores, o Gilson Juari Wudtke, Superintendente Financeiro da Prefeitura de Pomerode, ressalta a digitalização dos processos e empenhos como solução para a melhoria nos processos para a prestação de contas.

Segundo ele, as informações que antes eram buscadas no arquivo morto entre milhares de papéis, hoje é encontrada no sistema facilmente.

Outro ponto que o superintendente destaca é a assinatura digital – solução chave para a agilidade nos processos de envio das documentações para os Governos Estadual e Federal.

Antes da assinatura digital, os empenhos levavam dias e até meses para serem assinados manualmente pelos gestores.

Agora, o gestor pode assinar eletronicamente com certificações de segurança de qualquer lugar onde esteja, apenas acessando a internet em qualquer dispositivo.

 

“Os processos são digitalizados já com a assinatura digital, junto com o empenhamento, liquidação e pagamento. Tudo com a certificação do secretário e prefeito”, afirma Gilson.

 

Gestão Digital: Prefeitura de Pomerode oferece atendimento online para cidadãos

Os gestores ganham, os servidores também e o cidadão mais ainda.

O Atende.Net disponibiliza o autoatendimento dos cidadãos, possibilitando acessos a serviços públicos sem precisar sair de casa, pela internet.

O autoatendimento está disponível na página do Portal do Cidadão e conta com mais 150 serviços disponíveis.

Entre eles tão a emissão de guias de IPTU, emissão de alvará de licenciamento e sanitário, emissão de certidões, entre outras solicitações.

No ano de 2019, Pomerode contabilizou mais de 134 mil acessos no Portal do Cidadão.

Sinal que uma Prefeitura Digital é capaz de desburocratizar processos e atender os cidadãos com mais qualidade.

 

Assista ao depoimento do Superintendente Financeiro de Pomerode que utiliza o sistema Atende.Net!

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