Boletos acima de R$ 800 só serão processados se estiverem registrados - IPM

Boletos acima de R$ 800 só serão processados se estiverem registrados

Arrecadação
28 mar 2018

Mudança é promovida pela Febraban. Quem emite boletos, como as prefeituras, precisa atualizar cadastro de pagadores

Todos os boletos bancários emitidos no Brasil com valor de R$ 800 ou mais precisam ser registrados na nova plataforma de cobrança da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) para serem válidos. A exigência está em vigor desde sábado (24), quando começou uma nova etapa da Nova Plataforma de Cobrança da Febraban. Agora as prefeituras tem que aproveitar para atualizar o cadastro dos contribuintes — sobretudo dos donos de imóveis na cidade — para facilitar a cobrança e melhorar a arrecadação.

A sugestão é baseada na funcionalidade que o novo recurso representa: a identificação precisa do credor e o pagador, por meio dos números de registro no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) ou de Pessoa Jurídica (CNPJ), que aumenta a segurança da operação e facilita eventuais cobranças por inadimplência. A mudança também elimina o risco de pagamento em duplicidade ou da emissão de boletos falsificados. Como cada título será registrado e ficará vinculado a duas personalidades jurídicas, é possível identificar e rastrear a cobrança e garantir que o dinheiro chegará ao destinatário correto.

Além dos documentos comerciais, a camada adicional de segurança é válida também para os tributos municipais — sobretudo o IPTU. Nas cidades que usam plataformas integradas de gestão pública, como a desenvolvida pela IPM Sistemas e baseada na computação em nuvem, esse processo ajuda a cidade a ter mais um documento do contribuinte — o que agiliza processos e estreita a relação dele com o poder público.

O coordenador de desenvolvimento de sistemas da empresa, Ivo Souza, sugere a organização de mutirões para atualização cadastral dos proprietários de imóveis já que, sobretudo nos municípios mais antigos, a desinformatização do passado pode ter permitido a ocorrência de falhas.

“A plataforma digital corrige esse problema e permite que todos os dados do cidadão sejam atualizados e compartilhados com a cadeia de gestão como um todo. Se as pessoas forem convocadas a cadastrar o CPF por conta do registro dos boletos do IPTU, as informações acessadas pelas secretarias de Saúde, de Assistência Social e outras áreas também serão”, explica.

Em Gravataí, cidade da região metropolitana de Porto Alegre (RS), o processo de cadastro dos CPFs e CNPJs começou no final de setembro. Mais de três mil contribuintes já regularizaram a situação, mas a falta de controle do passado, causada pela forma manual como os cadastros eram mantidos, impede saber quantos faltam. Quando for concluída, a atualização vai ajudar até a aumentar a arrecadação da cidade, porque a identificação dos títulos acelera o processo de cobrança no caso de inadimplência.

Em operação desde julho de 2017, a nova plataforma de cobrança criada pela Febraban começou aceitando apenas boletos acima de R$ 50 mil. Desde setembro do ano passado, documentos com valor igual ou superior a R$ 2 mil podem ser processados pelo sistema — o que corresponde a 3,7% dos cerca de 4 bilhões de boletos emitidos no Brasil anualmente.

Confira o cronograma de implantação:

  • A partir de 24 de março de 2018: boletos de R$ 800 ou mais
  • A partir de 26 de maio de 2018: boletos de R$ 400 ou mais
  • A partir de 21 de julho: boletos de R$ 0,01 ou mais
  • Em 22 de setembro de 2018 o processo deve ser concluído, com a inclusão dos boletos de cartão de crédito, doações e outros

Sobre a IPM

A IPM Sistemas atua há 20 anos no desenvolvimento de soluções destinadas à gestão pública, com foco em redução de custos, maior disponibilidade, qualidade e eficiência no planejamento e execução de serviços. Prefeituras, câmaras de vereadores, fundos, autarquias e fundações estão entre os principais clientes que utilizam os sistemas IPM. A empresa, com sede em Florianópolis, conta com aproximadamente 300 profissionais, que atuam nas áreas de tecnologia e consultoria técnica, e oferecem atendimento às centenas de clientes espalhados pelo País.

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