
Em 2013 a empresa realizava a primeira migração, na cidade de Concórdia.
No dia 2 de fevereiro de 2013, Concórdia concluía a migração de seu sistema de gestão pública. A operação, que era realizada anteriormente no modo desktop, passou a oferecer mais agilidade, devido a versão web. A responsável pela transição foi a IPM, que até hoje fornece o sistema à Prefeitura de Concórdia – cidade localizada no Oeste Catarinense e que possui mais de 70 mil habitantes. A migração, registrada há quatro anos, demonstra uma evolução tecnológica pouco vista na época e impressa até hoje nas soluções da empresa.
Na ocasião, o sistema funcionou localmente devido à determinações contratuais. Após a medição de consumo de links e análise de performance, a IPM iniciou o fornecimento do sistema em cloud, oferecendo benefícios como redução de custos, mobilidade e alta disponibilidade dos dados.
De acordo com o coordenador de tecnologia e pesquisa da IPM, Cleber Nardelli, o processo realizado contribuiu para que o município decidisse pela migração definitiva para a nuvem. “De lá pra cá, os procedimentos de migração evoluíram, e o tempo do processo reduziu de maneira significativa”, comenta.
Atualmente, o processo de migração realizado pela IPM inicia pelas capacitações, que instruem os servidores que operarão o sistema. De maneira casada, é feita a migração dos dados, para que não haja nenhum ônus à operação. A migração e configuração é realizada em até cinco dias úteis, exceto no caso de clientes com um grande volume de dados. Nestes casos, o prazo pode ser estendido em alguns dias, dependendo dos módulos adquiridos.
Hoje, no portfólio de clientes IPM, mais de 100 municípios contam com sistemas 100% em nuvem. Com o cloud computing não é necessária a aquisição de equipamentos e infraestrutura de TI, já que os dados são armazenados em um datacenter da empresa fornecedora, de maneira segura. A alta disponibilidade é outro ponto positivo trazido pelo cloud, já que as informações podem ser acessadas 24 horas por dia, sete dias por semana, a partir de qualquer computador ou dispositivo com acesso à internet.
O sistema de gestão oferecido pela IPM atende diversas áreas da administração municipal. Entre elas: Planejamento e Gestão Orçamentária, Tesouraria, Frota, Patrimônio, Almoxarifado, Contabilidade, IPTU, ISSQN, Dívida Ativa, Protocolo e Processo digital, além de proporcionar mais autonomia aos munícipes por meio do Portal do Cidadão.
Imagens dos técnicos da IPM Sistemas em 2013, atuando no processo de migração.