IPM comemora o 4º ano de funcionamento do sistema web - IPM

IPM comemora o 4º ano de funcionamento do sistema web

Administração Geral
02 fev 2017

Em 2013 a empresa realizava a primeira migração, na cidade de Concórdia.

No dia 2 de fevereiro de 2013, Concórdia concluía a migração de seu sistema de gestão pública. A operação, que era realizada anteriormente no modo desktop, passou a oferecer mais agilidade, devido a versão web. A responsável pela transição foi a IPM, que até hoje fornece o sistema à Prefeitura de Concórdia – cidade localizada no Oeste Catarinense e que possui mais de 70 mil habitantes. A migração, registrada há quatro anos, demonstra uma evolução tecnológica pouco vista na época e impressa até hoje nas soluções da empresa.

Na ocasião, o sistema funcionou localmente devido à determinações contratuais. Após a medição de consumo de links e análise de performance, a IPM iniciou o fornecimento do sistema em cloud, oferecendo benefícios como redução de custos, mobilidade e alta disponibilidade dos dados.

De acordo com o coordenador de tecnologia e pesquisa da IPM, Cleber Nardelli, o processo realizado contribuiu para que o município decidisse pela migração definitiva para a nuvem. “De lá pra cá, os procedimentos de migração evoluíram, e o tempo do processo reduziu de maneira significativa”, comenta.

Atualmente, o processo de migração realizado pela IPM inicia pelas capacitações, que instruem os servidores que operarão o sistema. De maneira casada, é feita a migração dos dados, para que não haja nenhum ônus à operação. A migração e configuração é realizada em até cinco dias úteis, exceto no caso de clientes com um grande volume de dados. Nestes casos, o prazo pode ser estendido em alguns dias, dependendo dos módulos adquiridos.

Hoje, no portfólio de clientes IPM, mais de 100 municípios contam com sistemas 100% em nuvem. Com o cloud computing não é necessária a aquisição de equipamentos e infraestrutura de TI, já que os dados são armazenados em um datacenter da empresa fornecedora, de maneira segura. A alta disponibilidade é outro ponto positivo trazido pelo cloud, já que as informações podem ser acessadas 24 horas por dia, sete dias por semana, a partir de qualquer computador ou dispositivo com acesso à internet.

O sistema de gestão oferecido pela IPM atende diversas áreas da administração municipal. Entre elas: Planejamento e Gestão Orçamentária, Tesouraria, Frota, Patrimônio, Almoxarifado, Contabilidade, IPTU, ISSQN, Dívida Ativa, Protocolo e Processo digital, além de proporcionar mais autonomia aos munícipes por meio do Portal do Cidadão.

 

foto            foto2

Imagens dos técnicos da IPM Sistemas em 2013, atuando no processo de migração.

Voltar Voltar para notícias
Compartilhe essa notícia
Compartilhe no Twitter Compartilhe no Facebook Compartilhe no Linkedin
Retornar ao topo da página