É necessário acelerar a digitalização da gestão pública, indo muito além da tramitação de memorandos ou requerimentos informatizados. Para um governo ser considerado verdadeiramente digital, é preciso que todos os trâmites ocorram pela Internet, por meio de um sistema único, sem o uso de papel. Esse é o propósito da IPM Sistemas, pioneira no desenvolvimento de software plataforma única e 100% em nuvem para a gestão pública municipal.
E muitas Prefeituras catarinenses já ganham eficiência com o uso da tecnologia IPM, promovendo a modernização digital da gestão pública. Em Pomerode, por exemplo, engenheiros, arquitetos ou o proprietário de uma obra podem entrar com a solicitação de viabilidade e pagar as taxas devidas sem sair de casa. Pelo Portal de Autoatendimento, o processo tramita digitalmente entre as áreas administrativas, inclusive as aprovações e assinaturas.
Tudo ocorre de forma automatizada e sem uso de papel. Para tanto, foram desenvolvidos workflows, que orientam os servidores para que cada procedimento/etapa seja realizado no momento certo, evitando perda de documentos e retrabalho.
“No passado, após a análise do projeto, o proprietário tinha de aguardar de uma a duas semanas para ter o alvará em mãos. Com o workflow, hoje é emitido em, no máximo, dois dias”, relata Dieter Klaus Weege, secretário de Planejamento e Meio Ambiente de Pomerode.
Weege explica que após ter o alvará em mãos, antes, o proprietário teria de abrir um novo protocolo para solicitar ligação de energia e água. “Hoje, este documento é emitido automaticamente após a assinatura do alvará, ficando disponibilizado para o proprietário através do processo de solicitação”, salienta.
Em Indaial, a Prefeitura automatizou os processos de compras, contabilidade e RH. Hoje a requisição ao compras é enviada digitalmente pela própria secretaria através de workflow. Ordem de compra, empenho, liquidação e pagamento são assinados todos de forma on-line. Assim evita-se que um documento fique parado na mesa do gestor aguardando aprovação. Então processos que levavam dias, até semanas, agora são executados rapidamente, com amplo controle e transparência. Inclusive a folha é calculada e empenhada toda de forma digital.
Em Pinhalzinho, o sistema de cadastro único e compartilhado entre os departamentos facilitou a tomada de decisão orientada a dados.
“Toda gestão é norteada por indicadores, o software IPM oferece relatórios que facilitam o gerenciamento. Nós tivemos um incremento de 20% na arrecadação do IPTU, sendo que 85% foi pago na data em que o município auferiu”, salienta o secretário de Administração, Wanderlei Borba.
A IPM Sistemas trabalha na construção de cidades inteligentes há 25 anos, oferecendo o que há de melhor e mais moderno em tecnologia para a gestão pública municipal. Com suas soluções inovadoras, permite que as entidades tenham uma gestão mais eficiente, econômica e transparente, sem uso de papel.
“Com o nosso sistema Atende.Net, os dados são armazenados em nuvem, o trâmite de processos é em tempo real e a aprovação é via assinatura digital. E o próprio sistema que tramita os processos também realiza os lançamentos em contabilidade, RH, arrecadação, compras e em outras áreas, sem uso de papel. O resultado é mais agilidade e eficácia, além de redução de custos com CPD local, manutenções, impressoras, papel, arquivo morto e Correios”, explica Elvio Meurer, gerente Comercial da IPM.
Ainda, o Atende.Net tem foco em múltiplas entidades, atendendo também Fundos, Fundações, Autarquias, Institutos e Câmaras de Vereadores. Portanto, cumpre os requisitos do Decreto nº 10.540/2020, que regula o novo Siafic. “Nosso sistema tem base de dados única e pode ser usado por todos os entes municipais, o portal de transparência é carregado de forma automática em tempo real”, salienta Elvio.
O cidadão é muito beneficiado quando as Prefeituras, por exemplo, adotam a tecnologia IPM, que permite autoatendimento 24h pela Internet. Pelo site ou aplicativo, é possível solicitar alvará de construção, anexar e assinar documentos, e acompanhar cada etapa do processo sem sair de casa, bem como consultar e quitar débitos, inclusive com pagamentos via Pix.
Dentro das repartições públicas, há uma otimização da rotina, que se torna mais célere. Ainda, a comunicação entre gestores, Servidores e cidadãos fica ágil e eficiente, a modernização digital otimiza o tempo na resolução das demandas.
Facilidades muito esperadas pelo munícipe, como mostra estudo divulgado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) em março: 60% dos cidadãos preferem o atendimento de serviços públicos por site, aplicativo ou mensagem de texto. Quanto ao motivo, 46% dos entrevistados disseram “economia de tempo”.
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