Prefeitura de Gravataí lança autoatendimento on-line para 12 modalidades de serviços urbanos. - IPM

Prefeitura de Gravataí lança autoatendimento on-line para 12 modalidades de serviços urbanos.

Administração Geral
24 jul 2015

A Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDUR), passou a disponibilizar em seu site, a partir do dia 20 de julho, 12 novos serviços de autoatendimento para o cidadão. Com um simples cadastro de dados pessoais, o usuário tem acesso à SMDUR Digital e faz solicitações de serviços e pedidos de autorização pela web, sem sair de casa, nem enfrentar filas em guichês municipais. A emissão da guia de serviços é feita no momento da abertura do protocolo on-line. Após a avaliação da secretaria, o cidadão é informado por e-mail da definição sobre a demanda. 

Os serviços on-line são disponibilizados porque a Prefeitura de Gravataí opera com sistema baseado na computação em nuvem, desenvolvido pela empresa IPM Sistemas de Gestão Pública. Podem ser requeridas certidões – como denominação de rua, quarteirão, zoneamento, baixas, diretriz municipal, extensão de rede e informativa. Outras opções são renovação de alvará de licença para construção e demolição, alvará para construção de muro e abertura de vala – ligação de água e rede esgoto. 

O Secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano, Cláudio L. C. Santos, o intuito da administração de replicar também aos contribuintes as inovações tecnológicas utilizadas pela Prefeitura de Gravataí. 

“As opções existentes no Sistema IPM devem ser utilizadas a pleno. A SMDUR, por suas características, necessita de tecnologia para agilizar seus serviços e atendimento. A grande maioria deles é relacionada à aprovação de projetos, empreendimentos, parcelamentos de solo e seus afins, cujo público alvo são profissionais de engenharia e arquitetura, empreendedores dos mais variados segmentos, acostumados ao uso da tecnologia de ponta.” 

Na ocasião do lançamento, em 14 de julho, engenheiros e arquitetos de Gravataí receberam informações sobre os serviços a partir de uma apresentação feita pela IPM, a fim de fazerem uso e disseminarem a novidade. Além das 12 novas opções de serviço, a SMDUR Digital já anuncia no site outros 19 serviços que devem entrar em operação até o final de 2015. Entre ele estarão a emissão de segunda via de documentos, aprovação de projetos arquitetônicos e licença para construção.

Como utilizar: 

Após fazer um cadastro no primeiro acesso, para obter login e senha de acesso ao Portal do Cidadão, o login é liberado e enviado por e-mail ao requerente. O pedido deve ser feito na área “Serviços Relacionados” ou no banner “SMDUR digital“, seguindo as orientações do sistema. 

Com o pedido inicial, o contribuinte deverá anexar os documentos necessários nos formatos de documentos eletrônicos (doc., docx., pdf., txt, entre outros) ou imagens, para ter a resposta de sua solicitação. A falta de envio de documentos ou o não atendimento de quaisquer itens acarretará na paralisação do andamento do processo.

Serviços online disponíveis 

Abertura de Vala de Água (Com Documento de Propriedade)

Abertura de Vala para ligação de rede de esgoto pluvial

Abertura de Vala para ligação de rede de Esgoto Cloacal

Certidão de Autorização para Extensão de Rede

Certidão de Baixa

Certidão de Denominação de Rua

Certidão Informativa

Certidão de Quarteirão

Certidão de Zoneamento

Licença para Construção de Muro

Licença para Demolição

Renovação de Alvará de Licença para Construção

Diretrizes Municipais – DM*

*O serviço era o único já disponibilizado pela secretaria antes das mudanças.

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