IPM Informática e QI Network integram primeira prefeitura com sistema em nuvem a Google no país. - IPM

IPM Informática e QI Network integram primeira prefeitura com sistema em nuvem a Google no país.

Administração Geral
13 abr 2015

As empresas IPM Informática, especializada em sistemas para gestão pública, e Qi Network, parceira da Google no Brasil, são as responsáveis por operacionalizar a primeira parceria da multinacional no país com uma prefeitura que opera um sistema de gestão em nuvem: o município de Rio do Sul, no Vale do Itajaí, em Santa Catarina. O acordo foi firmado em fevereiro de 2015 e o software de gestão da IPM, o Atende.Net, está em fase de integração com as soluções corporativas Google Apps for Work. As ferramentas do Google for Education, compostas por aplicativos pedagógicos, também serão disponibilizadas na Rede Municipal de Ensino do município.

As adaptações de sistema envolvem o uso de todas as plataformas corporativas pelos funcionários públicos e colaboradores da prefeitura de Rio do Sul com um só login, incluindo e-mails. Informações de setores como Recursos Humanos, Compras, Licitações e Administração passarão pela integração. “Estamos em uma etapa de análise e levantamento de requisitos, o que compete a cada empresa e logo iniciaremos o desenvolvimento para a integração. É um processo inovador e extremamente benéfico aos servidores municipais e a comunidade”, diz Fernando Bastos, assessor especial de TI da prefeitura de Rio do Sul.

Para o diretor-presidente da IPM, Aldo Luiz Mees, a gestão pública ganhará eficiência e agilidade à medida que os dados públicos estiverem acessíveis aos funcionários na interface Google, amigável e com inúmeras ferramentas de uso cotidiano. O gerente do Núcleo de Tecnologia e Pesquisa da empresa, Cléber Nardelli, explica as vantagens da integração, que envolve o uso de dados da gestão com ferramentas amplamente conhecidas e de fácil operação, como Google Drive e Google Docs. “A tecnologia empregada no desenvolvimento de uma solução web deve ser mais robusta para ser operacionalizada nas prefeituras através de cloud computing. Ao conseguirmos atingir este objetivo, naturalmente vislumbramos uma série de ferramentas que podem ser integradas ao Atende.Net, como é o caso do Google Apps” diz Nardelli.

O Google Apps é baseado na computação em nuvem e simplifica tarefas diárias como a elaboração de orçamentos, agendamentos e faturamentos, além de compartilhar documentos e receber sugestões de dias e horários para a marcação de reuniões. “Tornaremos a administração mais produtiva por meio de uma plataforma de comunicação instantânea, de ferramentas inteligentes de armazenamento e colaboração de documentos com segurança da informação”, explica Rômulo Martins, sócio da Qi Network.

A prefeitura de Rio do Sul deu o primeiro passo para a modernização da gestão pública em 2013, ao aderir à cloud computing (nuvem) com o sistema Atende.Net, da IPM Informática. A solução tecnológica dá suporte a diversas funcionalidades como o cadastro único do cidadão para todos os setores do município e o autoatendimento via internet.

Voltar Voltar para notícias
Compartilhe essa notícia
Compartilhe no Twitter Compartilhe no Facebook Compartilhe no Linkedin
Retornar ao topo da página