Cadastro único da IPM facilita atualização dos dados de contribuintes - IPM

Cadastro único da IPM facilita atualização dos dados de contribuintes

Administração Geral
27 out 2017

Municípios clientes terão menos retrabalho com a entrada da nova plataforma da Febraban

Atualizar a base de contribuintes de uma cidade é um trabalho complicado e demorado para as prefeituras, principalmente para aquelas que não possuem Cadastro Único e os dados estão mantidos em diversos sistemas. Com a nova plataforma de cobrança de boletos da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), o lançamento do IPTU 2018 precisa ser feito com informações adicionais dos contribuintes (CPF e CNPJ, por exemplo), informações estas muitas vezes ainda inexistentes nos cadastros municipais. As administrações que se aperceberem disso estão correndo contra o tempo pra dar conta da atualização dos dados municipais.

A necessidade dessa atualização é por conta da funcionalidade que o novo recurso exige: a identificação precisa do credor e o pagador, por meio dos números de registro no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) ou de Pessoa Jurídica (CNPJ), que vai aumentar a segurança da operação e facilitar eventuais cobranças por inadimplência.

Nas cidades que usam sistemas digitais baseados em cadastro único de pessoas, como os desenvolvidos pela IPM Sistemas, a realização desses serviços é facilitada. Esses clientes, que já usam sistemas com cadastro único multiusuário, tem apenas um banco cadastral para manter e, portanto, a complementação e/ou a correção dessas informações é facilitada.

Na implantação do sistema IPM em municípios usuários de sistemas concorrentes, as informações do cadastro de pessoas oriundas de diferentes setores da prefeitura é unificada, tendo-se constatado que geralmente o cadastro de pacientes, de servidores e de fornecedores, são os mais completos, e geralmente contém informações necessárias ao lançamento do IPTU 2018 com informações como CPF e CNPJ.

Para se ter uma ideia de como funciona o cadastro único, imagine que um cidadão solicite um atendimento qualquer na prefeitura. As informações fornecidas como nome, endereço, CPF, RG, por exemplo, são automaticamente inclusas e usadas em outras áreas da administração pública, sem duplicar a informação. Caso ele precise ser notificado para qualquer assunto, seu cadastro já estará completo.

Segundo o coordenador de desenvolvimento de sistemas da IPM Sistemas, Ivo Souza, o cruzamento dos dados, possibilitado pela centralização das informações em um único login, é uma grande vantagem para o atendimento ao cidadão.

“A plataforma digital permite que todos os dados do cidadão sejam atualizados e compartilhados com a cadeia de gestão como um todo. Se as pessoas forem convocadas a cadastrar o CPF por conta do registro dos boletos do IPTU, as informações acessadas pela secretaria de saúde, de assistência social e outras áreas também serão”, explica.

Para as prefeituras que ainda não atualizaram os dados, o coordenador da IPM sugere a organização de mutirões para atualização cadastral dos proprietários de imóveis já que, sobretudo nos municípios mais antigos, a desinformatização do passado pode ter permitido a ocorrência de falhas.

Como vai funcionar a nova plataforma da Febraban

A proposta da plataforma é a eliminação do risco de pagamento em duplicidade ou da emissão de boletos falsificados. Como cada título será registrado e ficará vinculado a duas personalidades jurídicas, é possível identificar e rastrear a cobrança e garantir que o dinheiro chegará ao destinatário correto.

Além dos documentos comerciais, a camada adicional de segurança é válida também para os tributos municipais — sobretudo o IPTU. Por isso as cidades devem aproveitar esse tempo e incluir o número do CPF dos contribuintes.

Em operação desde julho de 2017, a nova plataforma de cobrança criada pela Febraban começou aceitando apenas boletos acima de R$ 50 mil. Desde setembro, documentos com valor igual ou superior a R$ 2 mil podem ser processados pelo sistema — o que corresponde a 3,7% dos cerca de 4 bilhões de boletos emitidos no Brasil anualmente. A implantação total deve ser concluída no começo do ano que vem.

Voltar Voltar para notícias
Compartilhe essa notícia
Compartilhe no Twitter Compartilhe no Facebook Compartilhe no Linkedin
Retornar ao topo da página