Clientes IPM lideram ranking nacional de atendimentos ao empreendedor

Clientes IPM lideram ranking nacional de atendimentos ao empreendedor

Administração Geral
30 jun 2021

O Sebrae divulgou um ranking nacional de atendimentos da Sala do Empreendedor. No TOP 10, há três clientes da IPM Sistemas: Indaial (1° lugar), Videira (5º) e Rio do Sul (6º). Embora a lista tenha sido divulgada agora em junho, os dados são referentes ao 1º quadrimestre de 2021. Conforme a instituição, ao todo existem 307 Salas do Empreendedor no país.

O programa atende empresas de todos os portes em parceria com as Prefeituras. “90% dos processos que realizamos aqui são dentro do sistema da IPM”, explica o chefe da Divisão Fiscal da Prefeitura de Indaial, Altair Simão. 

A gestão pública municipal indaialense utiliza o software Atende.Net, da IPM Sistemas. Em virtude de ser desenvolvido em plataforma única e 100% em nuvem, trabalha com processos digitais e fluxos automatizados via Workflow. Como resultado, há maior facilidade e agilidade nos atendimentos. Além disso, permite atendimento de forma totalmente digital.

Por exemplo, Altair conta que foram realizados 7.532 atendimentos na Sala do Empreendedor de Indaial em 2020. “Desse total, 2.337 foram de forma on-line”, relata. Ou seja, há quem prefira ir pessoalmente até a Prefeitura, porém, 31% dos processos foram tramitados de casa ou do escritório, sem filas, via Atende.Net.

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Ranking mostra empenho para um atendimento de qualidade

A Sala do Empreendedor é uma das soluções que integram o Programa Cidade Empreendedora. Portanto, é uma parceria do Sebrae com as administrações dos Municípios com a finalidade de estimular o empreendedorismo. 

“Esses números são resultado do comprometimento do Sebrae-SC e das Prefeituras Municipais em fornecer o melhor atendimento aos empresários catarinenses, facilitando o processo de abertura de empresas, regularização e um atendimento personalizado ao microempreendedor individual (MEI)”, afirma o gestor estadual do Programa Cidade Empreendedora em Santa Catarina, Fabio Búrigo Zanuzzi. 

“Enfrentamos um período de dificuldades com a pandemia e esse resultado nos mostra que estamos no caminho certo e nos impulsiona a seguir em frente e buscar resultados ainda melhores”, completa Fabio. 

Confira os números levantados pelo ranking nacional de atendimentos:

  • 1º lugar: Indaial (SC) – 3.788 atendimentos (média de 947/mês)
  • 5º lugar: Videira (SC) – 2.583 atendimentos (média de 645/mês)
  • 6º lugar: Rio do Sul (SC) – 2.519 atendimentos (média de 629/mês)

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Indaial cria rotina para localizar MEIs registrados após a Resolução CGSIM 59/2020

Foi durante os encontros com consultores do Sebrae na Sala do Empreendedor de Indaial, que surgiu a provocação para buscar uma forma de encontrar todos os MEIs que atuam no Município. Essa dificuldade de atualização do cadastro na Prefeitura surgiu com a Resolução CGSIM nº 59, de 12/08/2020. Essa nova legislação simplificou o processo de registro e legalização de empresas e negócios no Brasil. Por exemplo, os MEIs não precisam mais ir até as Prefeituras se cadastrarem.

Então, juntamente com a equipe da IPM, a Prefeitura de Indaial desenvolveu uma nova rotina que importa e confronta os dados disponibilizados pela Receita Federal. Assim, identifica os MEIs formalizados após a Resolução. Além disso, por meio de um fluxo digital no Workflow, rapidamente faz a inclusão do econômico usando os dados fornecidos pelo governo federal.

“Quando começamos a compilar esses arquivos que vinham da Receita Federal dentro dessa nova rotina, em 15 dias, conseguimos localizar 90 MEIs que não estavam no nosso cadastro. Então, quando terminarmos, e temos vários anos para trás, essa nova rotina vai dar um boom. Vai ter muito mais microempreendedores cadastrados no município do que a gente estava prevendo”, relata o chefe da Divisão Fiscal de Indaial, Altair Simão.

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