Municípios com mais de 50 mil habitantes abrem prestação de contas para 2015 junto ao TCE-PR.

Os municípios paranaenses de Pinhais e Campo Mourão estão entre os primeiros com mais de 50 mil habitantes a providenciar a abertura do exercício de 2015 para iniciar a prestação de contas ao Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR). Até o último dia 30 de março, quatro municípios do mesmo porte no Estado - e 80 ao todo - realizaram a operação, de acordo com dados do Tribunal de Contas apurados pela IPM Informática. A empresa catarinense especializada em sistemas de gestão pública é a desenvolvedora do software utilizado pelas administrações municipais de Pinhais e Campo Mourão.

O status da abertura do exercício de 2015, evidenciado pelos dados do Sistema de Informações Municipais - Acompanhamento Mensal (SIM-AM), representa para os municípios um indicador da eficiência administrativa, diante das mudanças recentes no modelo de prestação de contas, segundo avalia Aldo Luiz Mees, diretor-presidente da IPM.

“O Paraná foi o primeiro Estado a implantar a nova contabilidade pública. As mudanças geraram dificuldades para prefeituras, câmaras, previdências e fundos, assim como desafios ao TCE-PR em relação ao novo sistema. As entregas de 2015 em municípios como Pinhais e Campo Mourão resultam de muita dedicação dos servidores municipais e da equipe técnica IPM, pautados pela busca constante da melhoria na administração pública”, explica Mees. No último dia 30, o TCE-PR contabilizava 658 entidades públicas, 52% de um total de 1.253, que haviam efetuado a entrega de todos os dados do SIM-AM referentes ao exercício de 2014.

“Por trás do esforço para o cumprimento de prazos em Pinhais, o grupo de colaboradores e servidores municipais desempenhou papel fundamental, diante do desafio que representa a gestão em um município de mais de 100 mil habitantes”, ressaltou o secretário de Finanças da cidade, Francisco Xavier de Oliveira.

Outras prefeituras que utilizam o software da IPM no Paraná também já prestaram contas de todo o exercício 2014 e abriram o de 2015. Os municípios atendidos pela empresa representam mais de 50% dos listados pelo TCE-PR até 50 mil habitantes e em dia com a entrega dos dados.

A Diretoria de Contas Municipais do TCE tem controle diário sobre os acessos que são feitos ao portal do SIM-AM e sabe quais são, inclusive, as prefeituras que buscam o sistema e com que frequência. Em 2014, Pinhais já esteve com a prestação de contas em dia. No período, muitos municípios paranaenses apresentaram dificuldades de adaptação e atraso no cumprimento de prazos originalmente estabelecidos em relação ao encaminhamento das informações do SIM-AM, devido ao novo Plano de Contas Aplicado ao Setor Público. Houve, inclusive, a prorrogação de datas para a entrega das contas.

Compartilhe
FacebookTwitterEmail

Newsletter IPM

Cadastre-se e receba novidades sobre nossos sistemas.

© 2020 IPM Sistemas de Gestão Pública. Todos os direitos reservados.