Município de Matinhos investe em tecnologia de nova geração em nuvem

Sistema está em processo de migração de dados e estará disponível para servidores e cidadãos a partir de março


A necessidade de digitalizar os documentos públicos foi o principal motivador da prefeitura de Matinhos, no Paraná, para a substituição do antigo sistema de gestão. É que até o ano passado a administração contava com um software em desktop que, entre outros empecilhos, exigia o uso de papéis em todos os processos.

A partir de março a prefeitura e o Instituto de Previdência dos Servidores Públicos vão contar com um sistema de nova geração mais ágil e econômico. O Atende.Net, desenvolvido pela IPM Sistemas, possui tecnologia 100% em nuvem e está disponível 24h por dia, sete dias por semana.

Segundo o analista de sistemas da prefeitura, Wilker de Araujo Alexandre, responsável pela implantação, membros da equipe visitaram municípios vizinhos como Pinhais e Paranaguá, para conhecer o sistema que já opera nestes locais.

Com base nas experiências positivas relatadas, os gestores decidiram pela modernização. “Nossa expectativa é que os processos sejam todos automatizados e digitalizados desde o início, até chegar nas mãos do prefeito”, conta.

O especialista em engenharia de software cita ainda como benefícios do sistema em nuvem a agilidade dos processos, a transparência e a possibilidade de customização, atendendo às necessidades que possam surgir no decorrer do uso.

A solução vai permitir ainda o autoatendimento dos cerca de 30 mil habitantes do município, que terão à disposição também o App Atende.Net, integrado ao sistema de gestão municipal. “O contribuinte poderá resolver pendências sem se deslocar à prefeitura, no conforto da sua casa ou de onde estiver”, explica.

Wilker lembra que os sistemas em nuvem também vão gerar menos gastos à prefeitura. “Como não vamos mais precisar adquirir servidores, calculamos uma economia de cerca de R$200 mil a cada três anos, além de poder otimizar a nossa mão de obra para atividades mais importantes”, diz.

Para o diretor-presidente da IPM Sistemas, Aldo Luiz Mees, uma das principais características de uma boa gestão pública é ficar atenta às tecnologias que realmente atendam ao interesse público, a exemplo do que está fazendo o município paranaense.

“O uso de uma solução de nova geração facilita a gestão, em especial a realização nos serviços de contabilização, consolidações contábeis, prestações de contas e atendimento à Lei da Transparência. Para nós, da IPM, é um privilégio poder fornecer essa solução ao município de Matinhos e contribuir com o desenvolvimento de uma cidade mais inteligente”, comenta.

Compartilhe
FacebookTwitterGoogle+Email

Newsletter IPM

Cadastre-se e receba novidades sobre nossos sistemas.

© 2019 IPM Sistemas de Gestão Pública. Todos os direitos reservados.