Prefeitura de Santa Rosa migra seus sistemas para a nuvem - IPM

Prefeitura de Santa Rosa migra seus sistemas para a nuvem

Administração Geral
24 out 2016

Cidade gaúcha agora é um dos mais de 100 clientes que funcionam com sistema cloud computing IPM.

A cidade de Santa Rosa, localizada no Noroeste do Rio Grande do Sul, terá ainda mais segurança nos dados públicos. Neste mês, aconteceu a migração do sistema desktop para a tecnologia cloud computing, onde as rotinas administrativas do município serão otimizadas. O município já é cliente IPM, mas a partir de agora vai poder desfrutar das vantagens de um sistema totalmente on-line.

Com a adoção da nuvem, as atividades dos servidores podem ser feitas de maneira mais rápida e segura. “O cliente pode trabalhar com várias janelas abertas ao mesmo tempo, sem a necessidade de fechar o que estava fazendo para gerar um novo relatório, por exemplo”, pontua o técnico de implantação da IPM, Tiago Rodrigues.

A mobilidade e acessibilidade são outros aspectos importantes trazidos por um sistema em nuvem, já que todos os dados podem ser acessados por meio de dispositivos móveis conectados à internet. Conforme Tiago, a redução de gastos com a manutenção da infraestrutura é outro ponto positivo trazido pelo novo sistema.

Para ambientalizar os servidores da Prefeitura às novas funcionalidades, alguns treinamentos estão sendo promovidos por técnicos da IPM. As capacitações relacionadas aos módulos tributário, RH, compras e licitações e controle interno já foram promovidas. Os encontros para esclarecer as principais dúvidas sobre as áreas de procuradoria, Portal do Cidadão e processos digitais serão realizados nos próximos dias.

O autoatendimento é outro benefício trazido pela gestão cloud, que possibilita ao cidadão acessar, via internet, os serviços que antes eram presenciais. Para o secretário da Fazenda do município, Ademir Pies, as expectativas em relação à migração do sistema são positivas. “Dentre as principais rotinas que serão otimizadas destacamos o controle e fiscalização do ISS, a comunicação do contribuinte com o atendimento via web, e a otimização de toda gestão contábil, orçamentária e financeira”, salienta.

Conforme Pies, as melhorias de processos facilitam a tomada de decisão por parte dos gestores e ampliam a qualidade do atendimento prestado aos contribuintes. Com mais tecnologia, o secretário acredita que os reflexos na rotina dos servidores será evidente. “Visualizo uma gestão eficaz da arrecadação dos tributos municipais, dos créditos e da dívida ativa, visto a qualificação das ferramentas colocadas à disposição das equipes técnicas”, considera.

Santa Rosa também conta com o sistema em nuvem IPM Saúde, que oferece funcionalidades como o prontuário eletrônico, mobilidade e inovação para os agentes de saúde, que podem registrar os atendimentos realizados diretamente no sistema.

Voltar Voltar para notícias
Compartilhe essa notícia
Compartilhe no Twitter Compartilhe no Facebook Compartilhe no Linkedin
Retornar ao topo da página