Município de Santa Rosa automatiza processos para construção e acompanhamento de obras

A partir deste mês de outubro os cidadãos, engenheiros e arquitetos do município de Santa Rosa, no Rio Grande do Sul, terão muito mais facilidade, agilidade e transparência na abertura e acompanhamento dos processos de construção de obras. Por meio do sistema de gestão pública utilizado pela prefeitura, foram informatizados três procedimentos: alinhamento, alvará de construção e habite-se.


A iniciativa, batizada de Agiliza Santa Rosa e disponível no Portal do Cidadão, vai extinguir o papel desses trâmites e facilitar a vida de quem usa o sistema, segundo o secretário de planejamento Luiz Antonio Benvegnu. “O engenheiro ou arquiteto vão poder entrar no sistema de casa, fazer upload dos documentos digitais e conferir todo o andamento sem precisar ir até a prefeitura. O cidadão poderá acompanhar o seu processo e saber em que setor se encontra”, explica ele, que também é vice-prefeito do município.


Para o desenvolvimento do Agiliza Santa Rosa, foi feita a customização da ferramenta de Workflow presente no Atende.net. O sistema de gestão utilizado pela prefeitura é desenvolvido pela catarinense IPM Sistemas e possui como grande diferencial a tecnologia em nuvem, podendo ser acessado 24 por dia, de qualquer lugar.


Antes a prefeitura utilizava um fluxo de trabalho manual, dependia de impressão de papel e não permitia que o cidadão ou engenheiro acompanhasse o trâmite. Com base nessa necessidade, nós desenhamos todo o processo de forma que se tornasse totalmente automatizado e digital, agilizando tanto o processo da prefeitura, quanto o processo de solicitação do engenheiro”, explica o técnico da IPM, Leonardo Antônio Maciel.


A iniciativa está em fase de testes até fim do ano e será colocada em prática de forma permanente a partir de 2 de janeiro de 2020.


Com informações da rádio Noroeste.

Compartilhe
FacebookTwitterEmail

Newsletter IPM

Cadastre-se e receba novidades sobre nossos sistemas.

© 2019 IPM Sistemas de Gestão Pública. Todos os direitos reservados.