Município de Lapa implanta sistema de gestão cloud computing - IPM

Município de Lapa implanta sistema de gestão cloud computing

Administração Geral
18 out 2016

Soluções funcionam na internet e dispensam a Prefeitura de investimentos em CPD.

Os quase 50 mil habitantes de Lapa, na região metropolitana de Curitiba (PR), ganharam mais agilidade, facilidade e segurança para as atividades administrativas da Prefeitura. Desde o começo de outubro começou a ser implantado o Atende.Net, solução desenvolvida pela IPM Sistemas para melhorar o atendimento aos cidadãos e aperfeiçoar o trabalho dos gestores municipais.

O sistema é totalmente baseado em cloud computing, ou seja, dispensa a necessidade de gastos do município com equipamentos, datacenters e recursos tecnológicos, porque toda a operação pode ser feita a partir da infraestrutura disponível. Os dados são armazenados de maneira segura, com alta disponibilidade, sem que haja necessidade da instalação de softwares específicos ou despesas periódicas com licenças para utilização.

Entre as funcionalidades disponíveis para a cidade paranaense estão os módulos de Controle Interno, Procuradoria, Gestão de Frotas e Combustíveis, o Portal da Transparência, Gestão de Recursos Humanos e Folha de Pagamento, além das áreas específicas para o controle e gestão de Obras, Fiscalização Fazendária, Gestão de Contratos e o Portal do Cidadão, entre outros.

É por meio deste último que o contribuinte terá mais autonomia em relação aos serviços prestados pelo município. O Portal é uma forma automatizada de contato entre a gestão e o cidadão, que não vai precisar mais enfrentar filas ou se deslocar até a sede administrativa da Prefeitura para solicitar serviços ou colocar em dia suas obrigações fiscais. O autoatendimento pode ser feito a partir do próprio computador, tablet ou smartphone, onde podem ser acessados, via internet, serviços como emissão de guia de recolhimento do IPTU, identificação de eventuais pendências fiscais e acompanhamento dos processos abertos nos órgãos municipais.

“Teremos um ganho significativo de rapidez no atendimento das demandas da população e na nossa transparência”, diz o procurador-geral de Lapa, Gregório Cezar Borges. “Hoje a tramitação dos processos administrativos da Prefeitura é baseada praticamente em papel, e o contribuinte merece um sistema mais eficiente e claro”, complementa, destacando a expectativa de que até os processos licitatórios possam ter a sua movimentação atualizada e disponibilizada via internet aos interessados.

Por estarem na nuvem, as informações da Prefeitura de Lapa passam a ser “onipresentes”, integradas com diversos órgãos da estrutura administrativa e acessíveis por servidores ou pelos moradores da cidade, com segurança e praticidade. Outros municípios e entidades paranaenses já utilizam essa tecnologia na gestão e notaram a redução de custos com a infraestrutura, manutenção e o aumento da disponibilidade funcional. É o caso das prefeituras de Pinhais, Mamborê e Castro, além da Câmara de Vereadores de Moreira Sales.

 

Confira também a matéria publicada no portal Bem Paraná

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