Município de Concórdia registra agilidade na prestação de contas - IPM

Município de Concórdia registra agilidade na prestação de contas

Administração Geral
03 jun 2016

Compatibilidade do Atende.Net com sistema do TCE/SC facilita repasse de informações.

Localizado no Oeste de Santa Catarina, o município de Concórdia vivencia uma nova realidade no processo de prestação de contas junto ao Tribunal de Contas do Estado (TCE/SC). Com o auxílio do Atende.Net, desenvolvido pela IPM, o procedimento de repasse de informações ganhou agilidade em razão da compatibilidade com o Sistema de Fiscalização Integrada de Gestão (e-Sfinge). O envio dos dados referentes ao 2º bimestre de 2016 ocorreu de maneira facilitada e dentro do prazo. Outras prefeituras catarinenses que utilizam a plataforma de gestão da IPM também observaram maior rapidez na conclusão do encerramento contábil do período, como as cidades de Aurora e Guaramirim.

Em Concórdia, a diretora de Finanças da Prefeitura Municipal, Eliza Tebaldi Borsatti, destaca que as alterações no procedimento impostas pelo TCE/SC e a adoção e-Sfinge simplificaram a prestação de contas. “Mesmo com as mudanças e exigências adicionais, realizamos o encerramento do bimestre dentro do prazo, transmitindo os dados com agilidade, sem maiores dificuldades”, comenta Eliza.

Neste ano, começou a vigorar uma série de mudanças no procedimento de prestação de contas, com a adoção das novas regras da contabilidade pública (PCASP). Com o objetivo de dar mais agilidade e precisão, além de aproximar a contabilidade pública brasileira dos padrões internacionais, o TCE/SC modificou as regras de envio de informações contábeis. Paralelamente, o órgão implementou a transmissão on-line de dados pelo e-Sfinge, em vez do envio via desktop. No caso dos clientes IPM, a prestação de contas é facilitada devido à integração com o sistema web Atende.Net.

O gerente de Atendimento da IPM, Nielsen Fusinato, explica que e-Sfinge do TCE/SC recebe dados referentes às contas públicas e os consolida. “O sistema Atende.Net ajuda a identificar inconsistências nos dados e sinaliza o que precisa ser ajustado, para que sejam enviados ao sistema do TCE/SC”, ressalta.

Capacitação
No mês passado, foi realizado na IPM Sistemas, em Rio do Sul (SC), treinamento sobre o e-Sfinge com foco nas rotinas de departamento pessoal. O objetivo do encontro foi esclarecer dúvidas de usuários relacionadas à geração e transmissão de informações relativas à folha de pagamento, destinadas ao TCE/SC. Na capacitação, participaram representantes das prefeituras de Agrolândia, Apiúna, Ibirama, Laurentino, Lontras, Pomerode e Rio dos Cedros. Nova capacitação está prevista ainda para o mês de junho com a presença de outras prefeituras clientes dos sistemas IPM.

Voltar Voltar para notícias
Compartilhe essa notícia
Compartilhe no Twitter Compartilhe no Facebook Compartilhe no Linkedin
Retornar ao topo da página