Módulo do Atende.Net acelera rotina das Procuradorias Municipais - IPM

Módulo do Atende.Net acelera rotina das Procuradorias Municipais

Procuradoria
30 jun 2016

Funcionalidade do software de gestão pública agiliza etapas, como as intimações eletrônicas. 

As atividades das Procuradorias Gerais dos Municípios, fundamentais para o bom andamento da administração municipal, têm muitas etapas rotineiras que tomam um tempo relativamente alto dos servidores. Em muitas cidades, a quantidade de processos é tão grande que as fases iniciais da tramitação dos recursos precisa ser feita em blocos, para dar fluidez ao trabalho.

As cidades que usam o sistema de gestão pública Atende.Net têm um aliado para essa demanda: um módulo desenvolvido especificamente para as Procuradorias, que já está implementado em cidades catarinenses como Brusque, Concórdia Timbó, Pomerode e Palhoça. Entre as possibilidades da solução, estão as intimações eletrônicas. A partir delas, o procurador municipal e os advogados recebem as notificações diretamente na tela do computador, evitando o uso de papel. Além da sustentabilidade, a tramitação dos documentos em formato digital acelera a circulação da informação e facilita o cumprimento dos prazos. O procurador pode localizar as intimações que estão em aberto, receber o conteúdo, dar ciência e controlar o cumprimento dos prazos.

No município de Brusque, no Vale do Itajaí, a migração do sistema manual para o informatizado já aconteceu. “Melhoramos a gestão da quantidade de processos e agilizamos a nossa rotina, principalmente nas petições iniciais”, avalia Daiana Abreu, procuradora municipal. Otimista, ela prevê que no curto prazo será possível ter informações detalhadas sobre a produção das PGMs de forma imediata, como “quantos processos foram executados e quanto foi recebido pelo município”.

A intimação eletrônica melhora a rotina dentro da administração pública, mas os benefícios são percebidos também pelos cidadãos. A partir de assinaturas digitais, os procuradores validam documentos que ganham relevância jurídica e podem ser compartilhados com os interessados.

Em Timbó, os moradores já perceberam a vantagem da integração cada vez mais expressiva da tecnologia com os setores tidos como mais “burocráticos” da gestão municipal. Desde o mês de janeiro, as intimações de processos da Procuradoria, que antes tinham que ser remetidas por meio de cartas registradas, podem ser recebidas pelo sistema. Segundo a procuradora do município, Bárbara Hochheim, o ajuizamento de petições consumia muito tempo e agora é possível “remeter várias de uma só vez”.

Os documentos que circulam no módulo de Procuradorias do Atende.Net podem ser acessados de qualquer lugar, a qualquer momento, a partir de dispositivos móveis com acesso à internet. Essa característica facilita o acesso à informação e, por estar em cloud computing, a segurança das informações é garantida.

 

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